
SEVERIDADE
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou a proposta de uma nova lei que classifica como infração gravíssima a prática de ultrapassagens perigosas caracterizadas pelo desrespeito à sinalização de trânsito.
RESPONSABILIDADE
Uma nova lei visa equiparar as ultrapassagens proibidas ao mesmo nível de punição das corridas ilegais, os “rachas” ou “pegas”, cujos riscos volta e meia levam a manchetes sobre acidentes terríveis em zona urbana.
RESPONSABILIDADE
Em casos com vítimas, os “rachas” são considerados crimes, já que seus praticantes assumem o risco de matar. Como sabem das possíveis consequências, a ação pode ser considerada dolosa.
PENAS
A penalidade inclui multa de R$ 2.934,70, valor que corresponde a dez vezes a multa base de uma infração gravíssima, além da suspensão do direito de dirigir por 12 meses e a aplicação de sete pontos na CNH. Em caso de reincidência, punição dobrada.
RIGOR
Essa iniciativa rigorosa é vista como necessária para desencorajar as práticas de direção irresponsável que continuam ceifando vidas diariamente no Brasil. Justifica-se pela severidade das consequências legais.
PASSO ATRÁS
Pelo visto a situação do PT e de seus candidatos estará mais promissora na próxima eleição do que já esteve em eleições passadas. Em outro pleito, a senadora Gleisi Hoffmann se “auto rebaixou” para não perder reeleição e disputou cadeira de deputada federal.
ESVAINDO
Mesmo no andar de cima do terceiro governo de seu partido, a análise de Gleisi é de que ainda não está visível e popular o suficiente para alcançar o antigo sonho de ser a primeira governadora do Paraná, já superado por Cida Borghetti.
VOLTANDO
Mas reabrem-se as portas da esperança para ela, pelo menos para o Senado. Seria a única mulher a pleitear o posto. Adversário credenciado – até agora – só mesmo Álvaro Dias… se tiver “recall” e o discurso vigoroso com aquela voz de locutor de noticiário.
TROMBADA
Mas a insistência de Lula poderá fazer com que Gleisi dê com a cara no muro. Se confirmada a candidatura de Cristina Graeml, e se saírem a campo para o Senado algum dos cotados para federal, Deltan Dallagnol, Paulo Martins, Felipe Barros, principalmente alguém apoiado pelo governador.
DESOVA
Ao invés das execuções com perseguições estrepitosas com carros, motocicletas, fuzilarias em tabacarias e bares, tem facção criminosa agindo de forma mais sigilosa na região. As vítimas são encontradas depois de dias já mortas em pontos discretos das cidades, fundos de vales.
CASOS
Não se sabe se todas podem ser incluídas nessa “modalidade”, mas em Maringá e Sarandi é recente o registro de cinco casos. Podem indicar inclusive que pode estar em atividade na região um “tribunal do crime”. Se reúne em local ermo para julgamentos e execuções.
AUTORIDADES
Eleitor que ficou quase meia hora ao telefone tentando contatar a Câmara Municipal de Mandaguaçu observa a transformação que ocorre quando cidadãos são “transformados” em vereadores: “Como candidatos eram solícitos e disponíveis. Agora é o contrário!”
GRAVAÇÃO
E o telefone da Câmara sequer foi atendido, ontem por exemplo, de 8h50 a mais de 9h15. Só rodou músicas e de tempos em tempos a gravação: “Obrigado pela sua paciência”.
SUPERADA
A China que está invadindo a América do Sul deixou de ser o país mais populoso do mundo desde 2023. Veja a estatística: Índia, 1,45 bilhão de habitantes; China 142 bilhão; Estados Unidos, 345 milhões; Indonésia: 283 milhões Paquistão, 251 milhões. O Brasil está em sétimo com 216 milhões.
DIMINUINDO
Juntas, China e Índia têm mais de um terço da população da Terra. Mas ano a ano, ao invés de aumentar o número de chineses, vem decrescendo por efeito de envelhecimento. Preocupa porque diminui a força de trabalho quase escrava.
CUIDADO
As altas temperaturas e as pancadas de chuva predominantes nesta época do ano aumentam a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
IMUNIZAÇÃO
A situação se agrava sem muito alarde em todo o país. É bom lembrar que já existe a vacina, em dose única, exclusivamente brasileira. E também que ainda não tem produção suficiente para vacinar toda a população. Então, antes que o pior aconteça, combata os focos da dengue em sua casa.
