Início Destaques do Dia Fiscalização integrada orienta lava a jatos sobre regularização ambiental

Fiscalização integrada orienta lava a jatos sobre regularização ambiental

O Instituto Ambiental de Maringá (IAM) realizou ontem, 22, a sexta ação integrada de fiscalização em estabelecimentos do setor de lava a jato no município. A iniciativa contou com a parceria da Sanepar e da Agência Maringaense de Regulação (AMR) e tem como foco orientar os empreendedores quanto à regularização e ao cumprimento das normas ambientais.

Durante a ação, as equipes vistoriaram 30 estabelecimentos com registro ativo. Do total, cinco não foram localizados no endereço informado e/ou haviam encerrado as atividades. Outros 10 não desenvolvem as atividades declaradas no cadastro do alvará.

Apenas 15 locais funcionavam efetivamente como lava a jato e, entre eles, somente três estavam totalmente regulares, com alvará, carta de anuência da Sanepar e licenciamento ambiental.

Ainda conforme o levantamento, quatro estabelecimentos estão em processo de licenciamento ambiental, enquanto oito foram notificados para regularização. Entre as empresas vistoriadas, três já adotam sistema de captação e reuso de água da chuva, demonstrando a implementação voluntária de práticas sustentáveis.

De acordo com o diretor-presidente do IAM, José Roberto Behrend, a ação tem caráter principalmente educativo. “O objetivo da fiscalização é orientar os empreendedores quanto à regularização ambiental, ao cumprimento das normas vigentes e à adoção de boas práticas ambientais, considerando o potencial poluidor da atividade, que envolve uso intensivo de água e geração de efluentes com óleos, graxas e resíduos sólidos, oferecendo riscos diretos aos recursos hídricos urbanos”, explica.

Da Redação
Foto: Rafael Macri

COMPARTILHE: