Início Destaques do Dia Cmeis recebem 1.005 crianças durante recesso escolar

Cmeis recebem 1.005 crianças durante recesso escolar

A Secretaria de Educação deu início ontem, 22, ao plantão de férias nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), atendendo crianças cujos responsáveis seguem trabalhando durante o recesso escolar. A iniciativa, prevista na Lei Municipal nº 5.451/2001, acontece em oito unidades, que juntas atendem 1.005 crianças de até quatro anos. O plantão segue até 30 de janeiro, e o retorno às aulas na rede municipal está marcado para 5 de fevereiro.

Durante o período, as crianças participam exclusivamente de atividades recreativas, sem carga horária letiva. Apenas os alunos previamente inscritos pelos pais no ato de matrícula ou rematrícula podem participar. Para atender à demanda, os Cmeis contam com 395 servidores, entre professores, cuidadores e auxiliares.

“O objetivo do plantão de férias é atender as crianças cujos pais trabalham durante o recesso. Conforme prevê a lei, os alunos participam apenas de atividades recreativas. Nesse período, não há carga horária letiva”, explica a secretária de Educação, Adriana Palmieri.

Entre os alunos atendidos, a aluna Rebeca Mendes destacou a alegria de reencontrar os colegas. “O que eu mais gosto é de brincar e fazer as atividades”, contou. A mãe da estudante, Caroline Mendes, ressaltou a importância do plantão. “Normalmente precisamos pagar alguém para ficar com as crianças. Esse apoio da escola é muito importante”, afirmou.

PROFESSORES

Além do plantão, a Prefeitura reforça a preparação para o início do ano letivo com a convocação de 229 professores aprovados em concurso público, conforme os editais nº 001/2026 e 002/2026. Do total, 202 são professores de apoio, voltados ao atendimento de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Também foram convocados profissionais das áreas de arte, educação física e língua inglesa. Os convocados pelo segundo edital devem comparecer à Coordenadoria de Recrutamento, na Secretaria de Gestão de Pessoas, no prazo de cinco dias úteis a partir desta quinta.

Segundo Adriana Palmieri, a convocação reforça a qualidade do ensino e o compromisso com a educação inclusiva. “Estamos ampliando nosso quadro de profissionais para atender com ainda mais cuidado as nossas crianças, especialmente os alunos que demandam acompanhamento especializado. Essa convocação reforça o compromisso com uma educação pública inclusiva e de qualidade”, destacou.

Da Redação
Foto: Andrey Moretti

COMPARTILHE: