Início Destaques do Dia Cruzamentos com maior número de acidentes recebem fiscalização permanente da Semob

Cruzamentos com maior número de acidentes recebem fiscalização permanente da Semob

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) lançou neste ano a ‘Operação Cruzamento’, iniciativa permanente voltada à redução de acidentes de trânsito em pontos considerados críticos da Cidade. A ação prevê fiscalizações diárias em locais com maior número de sinistros registrados em 2025, com atuação das equipes nos períodos da manhã e da tarde. Durante a semana, de dois a quatro cruzamentos são selecionados para receber a presença dos agentes de trânsito.

A definição dos locais é baseada em levantamento técnico elaborado pela Semob, que identificou os cinco cruzamentos com maior número de acidentes em Maringá no ano passado. O estudo considera registros oficiais de sinistros e análises das características de engenharia de tráfego.

Entre os pontos com maior incidência está o cruzamento da Avenida Pedro Taques com a Avenida Colombo (BR-376), que lidera o ranking com 25 acidentes, seguido pela Avenida Pedro Taques com a Avenida Advogado Horácio Raccanello Filho, com 24 ocorrências.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Luciano Brito, todos os cruzamentos listados contam com sinalização e fiscalização adequadas, mas os acidentes, em sua maioria, estão relacionados ao comportamento dos condutores. De acordo com ele, situações como avanço do sinal vermelho, uso do celular ao volante e excesso de velocidade são as principais causas das ocorrências e colocam em risco a vida de motoristas, pedestres e ciclistas.

Como resposta ao levantamento, a Semob intensificou as ações por meio da ‘Operação Cruzamento’, ampliando a presença dos agentes de trânsito com o objetivo de orientar os condutores, reforçar o cumprimento das normas e inibir condutas irregulares.

A escolha dos pontos fiscalizados leva em consideração a chamada ‘mancha de calor’, metodologia que analisa a concentração do fluxo de veículos, o número de sinistros, registros de infrações, denúncias feitas à Ouvidoria Municipal, ocorrências por avanço de sinal, além de acidentes com vítimas e óbitos.

Os dados são reunidos pela Plataforma Vida, sistema desenvolvido por servidores da própria Semob, que subsidia a definição das ações de educação no trânsito, fiscalização, intervenções de engenharia e ajustes no desenho viário, priorizando os locais com maior risco. Além dos dois cruzamentos com maior número de acidentes, o levantamento aponta ainda a Avenida Senador Petrônio Portela com a Avenida Doutor Gastão Vidigal, com 22 registros; a Avenida Morangueira com a Avenida Colombo, com 19 acidentes; e a Avenida Duque de Caxias com a Avenida Brasil, com 18 ocorrências, todos considerados pontos estratégicos para a atuação da operação.

Da Redação
Foto: Rafael Macri

COMPARTILHE: