Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

NÓ GÓRDIO

Se o governador Ratinho Júnior for mesmo candidato à presidência da República, ninguém sabe quem o substituirá até o final do ano no Palácio Iguaçu. O princípio lógico aponta dois nomes: do vice, Darci Piana, e do presidente da Assembleia, Alexandre Curi.

LEI & POLÍTICA

Legalmente, Piana não poderia assumir. As leis não permitem um terceiro mandato seguido de governador. A bola da vez passa a ser o deputado Curi, uma incógnita já que pode decidir priorizar a campanha política para suceder a Ratinho.

ETAPA

Se optar em ser governador de mandato até o “restinho” do ano, e for eleito em outubro, Curi estará queimando uma etapa à frente. Não poderá ser candidato à reeleição, pois já terá cumprido um mandato, se bem que curto.

FOCO

O objetivo que Alexandre Curi embala politicamente é chegar ao Governo do Estado. Há anos que pavimenta o caminho com bases sólidas de muitos prefeitos e deputados conquistados por todo o Paraná.

IMPREVISÍVEL

O cenário político para governador está movediço. Tem muita coisa abaixo da superfície e nas composições vai engolir nomes. A última possibilidade, forte, indica que dois maringaenses podem compor na mesma chapa para governador.

DUPLA

No caso, Sérgio Moro, líder nas pesquisas, teria no bolso do colete um nome forte e inesperado para vice: Guto Silva.

FLUXO ESTANCADO

A Secretaria de Assistência Social informa que seu trabalho em 2025 diminuiu o número de moradores de rua em Maringá. De cerca de 1.200 no último ano da administração Ulisses Maia, para atuais 979.

CÂMERAS

Segundo o secretário Luciano Brito, os “radares” que o Estado está instalando em vários pontos de Maringá são, em verdade, câmeras de monitoramento. Compõem sistema de segurança distribuído por todo o Estado.

SISTEMA

O Paraná, terá em uma primeira fase, mais de 2 mil câmeras inteligentes instaladas em rodovias e cidades. Maringá terá mais de 100. Ligadas a centrais policiais, possibilitam a pronta identificação de bandidos e de fugitivos procurados.

TRÂNSITO

A Semob garante que o número de radares de velocidade instalados na cidade continua o mesmo: 120. Não existe intenção de implantar mais. Mas são feitos rodízios com os existentes para monitorar pontos da cidade que precisam de fiscalização de trânsito.

PROIBIDA

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu a comercialização, distribuição, importação, propaganda, transporte e uso da fita 9D White Teeth Whitening Strips, usada para clareamento dental. O produto está no mercado sem ter passado por fiscalização e será recolhido.

CONVOCAÇÃO

O presidente da Comissão Parlamentar Mista (CPMI) do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), anunciou que o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, foi convocado para depor na comissão na próxima quinta-feira, dia 5.

ACREDITA?

Personagem explosivo caso abra a boca, principalmente com relação a integrantes do atual governo federal, se por acaso comparecer o banqueiro golpista vai estar mudo. Uma forma de preservar inclusive a própria segurança.

COTAS

Em Santa Catarina continua sem solução o impasse criado pelo governador Jorginho Mello ao proibir as cotas raciais e outras ações afirmativas em universidades e empresas que recebem recursos do estado.

JUDICIAL

O ministro Gilmar Mendes, do STF, estipulou prazo para que o governo e Assembleia Legislativa se justifiquem. A princípio dizem que mais de uma década depois da aprovação dessa Lei de Cotas, em 2012, ela mudou o perfil das universidades brasileiras.

ESTUDO

Afirmação de Luiz Augusto Campos, professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, coautor do livro “O Impacto das Cotas”, sobre a constitucionalidade da lei: “É um atropelo ao pacto federativo brasileiro”.

NO VATICANO

Acompanhado da esposa, ex-governadora Cida Borghetti, o deputado federal Ricardo Barros participou de uma audiência histórica no Vaticano para marcar o bicentenário das relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé.

COMPARTILHE: