
Vários buracos e trechos de asfalto cedendo têm causado transtornos para moradores e motoristas entre os bairros Jardim Sumaré e Jardim Andrade, na região das ruas José Leonidas Nerone e Charles Carniel. Além dos buracos maiores, o local apresenta diversas irregularidades causadas pela sedimentação do asfalto, dificultando o tráfego de veículos e pedestres.
Segundo Girlaine Alves Vasconcelos, moradora da região, os problemas são constantes. “O asfalto daqui, infelizmente, é péssimo. São muitos caminhões que passam por essa região e acabam detonando o asfalto, fica impossível de andar por aqui”, reclama.
A Secretaria de Infraestrutura informou que uma equipe técnica será enviada ao local para realizar uma vistoria e avaliar quais medidas serão necessárias para reparar os trechos danificados.
O problema não é recente. Em janeiro, um buraco se abriu na esquina da Avenida Paraná com a Avenida Carneiro Leão. Na ocasião, o secretário de Infraestrutura, Vagner Mussio, explicou que o asfalto cedeu após o rompimento de uma galeria de drenagem pluvial, resultado da passagem irregular de cabos de empresas de internet. Segundo ele, o uso de um equipamento chamado “Navigator” para perfurar o solo sem abertura adequada do asfalto acabou rompendo a tubulação da galeria, provocando vazamento, erosão e, por fim, o colapso do pavimento.
Casos semelhantes já haviam ocorrido anteriormente. Em 13 de outubro do ano passado, uma cratera de cerca de seis metros de profundidade e cinco metros de diâmetro se formou no canteiro central da Avenida São Paulo. Em 18 de abril de 2023 outro incidente aconteceu na esquina das avenidas Paraná e Horácio Raccanello, quando um carro ficou suspenso à beira de um buraco, sem registro de feridos.
A Prefeitura reforçou que acompanha os casos e que é essencial que empresas prestadoras de serviços subterrâneos comuniquem previamente o município para evitar novos transtornos e garantir a segurança da população.
Da Redação
Foto – Rede Massa
