
INDÓCEIS
A proposta do presidente Edson Fachin de elaborar um Código de Ética para controlar os excessos dos ministros do STF já sofre adiamentos. Primeiro um vago “para depois das eleições”, e os caras não aceitaram participar de uma reunião para discutir o conteúdo do documento.
NADA ACIMA
No topo do poder, os ministros do Supremo não querem qualquer controle. Consideram que o Código não é prioritário, apenas um produto pessoal de Fachin e de Carmem Lúcia.
DIVIDIDOS
Esses primeiros passos denunciam divisões internas no STF. Reações de Dias Toffoli e Alexandre de Moraes contra almoço marcado por Fachin causaram desconforto. Se nem para almoçar aceitam sentar juntos…adeus Código!
PIZZA GIGANTE
Nos bastidores está sendo urdido um acordão político-jurídico-empresarial sobre o bilionário caso Master. Como rico não vai para a cadeia, começam a tirar do foco primeiro os políticos e integrantes da corte.
DESFOQUE
O plano prevê procedimentos de ir desacelerando e retirando o Master para detrás de cortinas durante o período eleitoral e seus escândalos quase diários. Isso até outubro, depois vem as festas de Natal, o início do novo ano, foco no candidato vencedor, rumos, novos ministros, etc.
EL CID MATADOR
A PM do Ceará algemou ontem o membro do PCC Sidney Rodrigo Aparecido Piovesan. Alcunhado de El Cid, apontado pela PF como um dos mentores de plano para assassinar o então juiz federal Sérgio Moro.
NO LITORAL
Com dois mandados de prisão, usando documentos falsos desde que fugiu em 2022 tinha vidão nas praias de Fortaleza (CE). A PM repetiu o discurso de outras prisões: “É um dos bandidos mais perigosos do Brasil”.
SURFOU
O senador Sérgio Moro comemorou e comentou. Afirmou nas redes sociais que: “Os criminosos sabem quem, na magistratura ou no ministério, trabalhou duro contra eles. Continuarei assim agindo no Senado e, futuramente, se for honrado por meus conterrâneos, no Governo do Paraná”.
METANOL
Notícia da Secretaria de Saúde de SP mostra que o uso do mortal metanol para falsificar bebidas diminuiu, mas não acabou. Quarta-feira morreu mais um homem, vítima dessa arte bandida. Total em SP: 12 óbitos dentre 52 casos.
FALSAS
Quarta-feira, em uma cooperativa de reciclagem de Curitiba, a Polícia Civil descartou 400 engradados de cerveja falsificada. O líquido com teor alcoólico foi derramado e as garrafas viraram cacos.
DEMORA
As garrafas foram apreendidas em agosto pela polícia, em uma fábrica clandestina na cidade de Quatro Barras. A falsificação de bebidas alcoólicas representa grave risco para a saúde pública. Quando você sentir aquela ressaca pesada, diferente, fuja do local onde bebeu.
ARTICULADOR
O deputado federal Ricardo Barros é um articulador político 24 horas por dia. Nem na praia (reclamação da esposa Cida Borghetti) descansa: “Sai de casa cedo para encontrar outros políticos”.
VARIEDADE
Politicamente Ricardo nunca fecha portas. Conversa com todos, é ouvido com atenção e isso às vezes incomoda políticos com ele afinados. Como no início da semana, na Assembleia, quando ficou tempo em uma roda de conversa com Renato Freitas (PT), Requião Filho (PDT) e Goura Nataraj (PDT). O que falaram não vazou.
PICARETAS
O Gaeco deflagrou operação em vários municípios, ontem, inclusive em Maringá. A ação deteve policiais suspeitos de vender carros e outros veículos apreendidos também em Paiçandu, Morretes, Cianorte, Japurá, São Tomé, Indianápolis e São Manoel do Paraná.
MILITARES
Foram cumpridos mandados de afastamento das funções públicas e de busca e apreensão em residências dos investigados, localizadas em Maringá, Paiçandu, Morretes e Cianorte. Os processos mostram vendas ilegais.
CRIME
Dentre crimes horríveis praticados na região, mais um. Foi encontrado ontem na margem da PR-317 (Maringá-Iguaraçu), o corpo de um homem sequestrado em Rolândia no dia 25 de janeiro. A polícia investiga a causa, motivação, para chegar aos autores.
MÃOS À OBRA
Presidida pelo vereador Sidnei Telles a nova Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Maringá reuniu ontem pela manhã, antes da sessão legislativa. Analisou 10 diferentes matérias para que cheguem as deliberações para aprovação ou rejeição em plenário.
VARIEDADE
Entre os assuntos propostos pelos vereadores estão: política municipal de créditos de carbono, direito de desembarque noturno no transporte coletivo, semana de valorização do agricultor, proteção à saúde bucal, ingresso de agentes de endemias em imóveis, etc.
