Início Destaques do Dia Acúmulo de lixo na Vila Santo Antônio preocupa moradores

Acúmulo de lixo na Vila Santo Antônio preocupa moradores

Moradores do bairro Vila Santo Antônio relataram o acúmulo de lixo, causando incômodo e preocupação com a higiene do local. “Está cada vez pior. O cheiro fica insuportável e atrai insetos e animais. Precisamos de uma solução rápida”, disse Maria Aparecida Silva, moradora do bairro.

Outro residente, João Carlos Ferreira, destacou o risco à saúde: “Isso prejudica a todos. Crianças e idosos acabam ficando expostos a doenças por causa do lixo espalhado.”

Em nota, a Secretaria de Limpeza Urbana informou que se trata de descarte irregular de resíduos, prática considerada crime ambiental e passível de multa de R$ 5 mil. O município reforça que denúncias podem ser feitas pela Ouvidoria Municipal.

Para que o infrator seja identificado e multado, é importante que o denunciante forneça o máximo de informações possíveis, como data e horário do flagrante, endereço, fotos, vídeos e, se houver, a placa do veículo envolvido. A Secretaria garante o sigilo do denunciante.

A Prefeitura de Maringá informou que realizará a limpeza do local, garantindo a remoção dos resíduos e a manutenção da higiene da rua.

“Esperamos que agora o problema seja resolvido e que haja fiscalização para que isso não volte a acontecer”, acrescentou Maria Aparecida, que mora próximo ao ponto de descarte irregular.

O caso do acúmulo de lixo é ainda mais preocupante devido ao histórico recente de aparecimento de animais peçonhentos na região. No ano passado, uma moradora da Vila Santo Antônio encontrou cerca de 300 escorpiões no quintal de casa em 12 dias, entre os dias 28 de outubro e 8 de novembro.

A Secretaria de Saúde informa que realizou busca ativa em mais de 70 imóveis do bairro nos dias 17 e 18 do mês passado. Além disso, as equipes de Zoonoses realizam vistoria rotineira no imóvel e em terrenos abandonados no bairro, que foram notificados. O município cobra dos proprietários a limpeza desses locais e, caso não seja feita dentro do prazo legal, aplica multa e realiza a limpeza, cobrando os custos posteriormente.

A Prefeitura destaca que uma das principais medidas para prevenção de acidentes é a manutenção limpa dos quintais, evitando o acúmulo de entulhos e resíduos que atraem insetos como baratas, fonte de alimento para escorpiões.

A Secretaria de Saúde também orienta sobre cuidados domésticos, como manter tomadas vedadas, ralos, buracos e cestos de lixo sempre tampados, e sacudir roupas e sapatos antes de usá-los, pois escorpiões e aranhas podem se esconder nesses objetos.

Em caso de aparecimento de animais peçonhentos, a população deve entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde pelo telefone 160.

Alexia Alves
Foto – Maringá News/André Leandro Benerucci

COMPARTILHE: