Início Destaques do Dia Aeroporto de Maringá terá aumento de 18% no carnaval

Aeroporto de Maringá terá aumento de 18% no carnaval

Principais aeroportos do Paraná esperam movimento de 172 mil pessoas durante carnaval

O Aeroporto Regional de Maringá se prepara para receber cerca de 16,3 mil passageiros durante o carnaval de 2026, um aumento de 18% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 13,8 mil viajantes passaram pelo terminal. Entre a sexta-feira de carnaval e a Quarta-feira de Cinzas, o fluxo intenso reforça a importância da cidade como porta de entrada para a região Noroeste do Paraná, atraindo turistas para o feriado prolongado.

O aumento em Maringá segue a tendência de crescimento nos principais aeroportos do Estado. No total, os terminais paranaenses devem receber mais de 172 mil passageiros, 12% a mais que em 2025, quando o movimento foi de aproximadamente 153 mil pessoas. O Afonso Pena, em São José dos Pinhais, deve liderar o fluxo, com mais de 93 mil passageiros e 670 operações aéreas previstas, incluindo 29 voos internacionais.

Em Foz do Iguaçu, o terminal internacional projeta movimentar mais de 45 mil pessoas, com 280 pousos e decolagens programados, aumento de 38% no número de voos em comparação com o ano passado. Londrina e Cascavel também registram crescimento esperado: 10 mil passageiros em Londrina (alta de 12%) e 7,5 mil em Cascavel (24% a mais que em 2025).

Segundo Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo, “esse intenso movimento nos aeroportos ressalta a boa conectividade aérea do Estado, um dos fatores essenciais para atrair turistas aos nossos Territórios. Outros indicadores, como ocupação hoteleira e faturamento dos serviços, também apontam resultados positivos para este Carnaval”.

Além do aumento no fluxo de passageiros, a rede hoteleira já registra alta ocupação: 90% dos leitos do Litoral estão reservados, enquanto em Curitiba a taxa chega a 70%.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), o carnaval deve movimentar cerca de R$ 712 milhões no Paraná, reforçando o feriado como importante motor econômico e turístico para o Estado.

Da Redação
Foto – DIV

COMPARTILHE: