Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

OLHO DE CIMA

Os 243 drones que o Governo do Paraná está enviando para as polícias – o maior lote entregue no Brasil – já começam a fazer a diferença. Esses eletrônicos agem como águias: enxergam de longe, de muito alto, as ações de criminosos.

SUCESSO

Em Matinhos, no Balneário Gaivotas, o uso de drones registrou as ações de traficantes e usuários de drogas. Com endereço, caminhos, identificações de pessoas, veículos, etc. Como bem disse um policial, “só faltou dar o CPF dos bandidos!”

VIGILÂNCIA

Além de mapear e identificar, o drone também acompanhou, apoiou e registrou a ação policial que desmantelou o ponto de venda de drogas. Foi uma ação rápida, segura e certeira com várias prisões e apreensão de crack, cocaína, etc.

NOVOS ARES

O sucesso dessa operação mostra a mudança, para melhor, das ações policiais no Paraná. O uso de drones vai facilitar todas as ações policiais, inclusive registrando os atos criminosos e também auxiliando muito a vigilância e captura.

CARNAVAL

A prefeitura promoverá bailes carnavalescos em pavilhão coberto do Parque de Exposições. Será nos dias 14, 15, 16 e 17 a partir das 16 horas. E o som será ao vivo, com a Banda Nova Dimensão e o Grupo Deixa Clarear.

CRIANÇAS

A entrada dos foliões será gratuita e a Secretaria de Cultura também providenciou um esquema de segurança para a festa. Paralelamente haverá bailes para público infantil, também à tarde, mas no Parque do Japão.

TAL PAI…

O jovem Bruno Samudio, cuja mãe foi assassinada – e o corpo nunca foi encontrado – a mando do pai, segue os dele entre as traves do campo de futebol. Aos 16 anos acaba de firmar o primeiro contrato profissional com o time do Botafogo – o pai era Fla.

CONVOCAÇÕES

Tal como o pai, Bruninho também já tem convocações para seleção brasileira. Inclusive foi responsável, ao defender pênaltis, pela conquista do Sul-Americano Sub-15, contra a Argentina.

INADIMPLÊNCIA

A inadimplência de paranaenses aumentou 8,4% no último mês de janeiro, se comparado com janeiro de 2025. Dado elevado, mas abaixo da média registrada na região Sul do país, que é de 9,33%, e da média nacional:  9,39%.

MAIS

Também cresceu a média de devedores durante o mês de dezembro, se bem que menor, estimada em 0,89%. Os dados são do SPC Brasil, maior banco de informações de crédito da América Latina utilizado pela Acim em Maringá.

ELAS E ELES

Os maiores devedores registrados estão na faixa de 30 a 39 anos de idade, com 26%. A participação, por sexo, indica “empate técnico”: 50,48% mulheres e 49,52% homens. No início do ano cada consumidor paranaense negativado devia, em média, R$ 5.953.

DISPENSA

O futebol de Maringá está em baixa. O Galo caiu liquidado pelo Maringá, que também vem decepcionando a torcida. O treinador Rodrigo Chipp e o auxiliar Cyro Bueno foram demitidos. Mais atletas deverão ser contratados para recompor um elenco mais capaz.

BALANÇA

Cá, entre nós, é difícil entender o meio futebolístico. Admite-se técnico e auxiliar, por falta de bons resultados. Mas como eles poderiam apresentar melhor rendimento se a equipe está deficiente?  Um técnico inglês conseguiria melhores resultados?

POLÍCIA

Sarandi ganha hoje dois novos delegados. Vai ficar com três, um número recorde. O delegado titular foi transferido para Maringá e Sarandi ganha inclusive a primeira delegada e a primeira Delegacia da Mulher.

COMPLICADO

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a apreensão da Carteira Nacional de Habilitação pode ser considerada constitucional para garantir o cumprimento de ordens judiciais. Complicado em caso de dívidas. Se o devedor fica sem CNH e precisa de dirigir para ganhar a vida e pagar dívida?

PROFISSIONAIS

Será complicadíssimo em caso de motoristas profissionais. Sem trabalhar, o devedor vai à miséria. Alguém, por acaso, deve por que gosta ou por que não consegue pagar? A lei pode obrigar a milhares de endividados a dirigirem clandestinamente, sujeitos a multas, excessos e até prisões….

COMPARTILHE: