
O recesso de carnaval vai alterar o funcionamento dos serviços municipais nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro, conforme o decreto municipal nº 2144/2025. Não haverá expediente na segunda-feira, 16, e na terça-feira, 17, sendo o atendimento normal retomado na quarta-feira, 18, a partir das 13h. Serviços essenciais, como saúde e segurança, funcionarão normalmente durante o período.
No Paço Municipal e nas secretarias que funcionam fora dele, incluindo Saúde, Limpeza Urbana, Infraestrutura, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Assistência Social, Procon, Agência do Trabalhador, entre outras, o expediente estará suspenso nos dias 16 e 17, voltando ao normal na quarta-feira, 18, às 13h. Nas escolas municipais e nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) não haverá aulas nos dias 16, 17 e 18, retornando na quinta-feira, 19.
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Hospital Municipal funcionarão normalmente, assim como o Samu 24 horas (telefone 192). As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a Secretaria de Saúde seguirão o mesmo expediente do Paço Municipal, retornando na quarta-feira após às 13h. Os Conselhos Tutelares estarão de plantão durante todo o recesso, assim como o serviço de atendimento às pessoas em situação de rua, que funcionará normalmente pelo telefone 99103-5661.
Serviços de limpeza urbana e infraestrutura, incluindo manutenção, iluminação pública e arborização, estarão de plantão para emergências, e a coleta convencional e seletiva funcionará normalmente nos dias 16, 17 e 18. Os restaurantes populares estarão fechados na segunda e terça-feira, retornando na quarta-feira, 18, das 11h às 14h. As feiras municipais funcionarão normalmente, assim como os parques, incluindo o Parque do Japão, Parque do Ingá e Parque Alfredo Nyffeler (Buracão), embora algumas vias do Parque do Ingá e do Bosque II estejam fechadas para pedestres nos dias 15 e 17.
Já as bibliotecas municipais seguirão o horário do Paço, fechando nos dias 16 e 17 e retomando atendimento na quarta-feira às 13h. O Estacionamento Rotativo (EstaR) não funcionará na segunda e terça-feira, sendo retomado na quarta-feira, 18, a partir das 13h. O decreto reforça que, apesar do recesso, os serviços essenciais e de emergência continuarão operando, garantindo atendimento à população durante o carnaval.
Da Redação
Foto – Reprodução
