
A Avenida Pedro Taques registrou 17 acidentes de trânsito em janeiro de 2026, tornando-se a via com o maior número de ocorrências na Cidade, superando avenidas tradicionalmente movimentadas, como, a Colombo e a Brasil.
Segundo dados da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), a Avenida Colombo contabilizou 16 acidentes no mesmo período, enquanto a Avenida Brasil teve 14. Outras vias com alto índice de acidentes foram a Avenida São Paulo e a Avenida Tuiuti, ambas com 12 registros cada. No total, a Cidade registrou 521 acidentes de trânsito em janeiro, com 131 pessoas feridas e duas mortes.
No ano passado, durante todo o ano de 2025, a Avenida Colombo registrou 395 acidentes, a Avenida Brasil 313, e a Avenida Pedro Taques 246. Já a Avenida São Paulo contabilizou 222 acidentes e a Avenida Tuiuti, 207 ocorrências ao longo de todo o ano.
Em Maringá, em 2025, foram registrados mais de 7 mil acidentes, um aumento de 4% em relação a 2024, mas com redução de 36% no número de vítimas e queda nas mortes, de 38 para 33. Entre os principais fatores de risco estão excesso de velocidade e uso do celular ao volante. As avenidas com maior índice de acidentes são Colombo, Brasil e Prefeito Sincler Sambatti, segundo dados da Semob e do Corpo de Bombeiros.
CONVERSÃO
A Semobiniciou a primeira etapa da requalificação viária no cruzamento da Avenida Itororó com a Avenida Juscelino Kubitschek, um dos pontos de maior tráfego da Cidade.
A nova configuração prevê restrição de parada e estacionamento em alguns trechos, ampliação da capacidade viária para três faixas de circulação e criação de faixas exclusivas para conversão à esquerda. As faixas centrais serão destinadas a veículos que seguem em frente, e a faixa lateral permitirá conversão à direita ou seguir em frente.
O secretário de Mobilidade Urbana, Luciano Brito, informou que no início da operação haverá orientação aos motoristas no local. A Semob reforça a importância de respeitar a sinalização, lembrando que, após o período de adaptação, infrações poderão ser multadas.
Obras semelhantes seguem no cruzamento da Avenida JK com a Avenida São Paulo, realizadas aos domingos para reduzir impactos no trânsito, incluindo demolição do canteiro central, nova sinalização e reconstrução de calçadas para melhorar a segurança de pedestres.
DISCUSSÃO
A Câmara de Maringá recebeu, nesta semana, Carlos Humberto Leonardo, segundo vice-presidente do Lions Clube Maringá, para discutir a importância de atitudes responsáveis no trânsito. O convite foi feito pela vereadora Giselli Bianchini.
Leonardo destacou que, no país, uma vida é perdida a cada 12 minutos em acidentes de trânsito e reforçou a necessidade de políticas públicas e parcerias estratégicas para reduzir acidentes e proteger famílias. Ele também citou projeto de lei que permite a conversão de multas de trânsito em doação de sangue, atualmente parado na Câmara Federal.
Alexia Alves
Foto – Reprodução
