Início Colunistas Leve só coisas boas para sua mesa

Leve só coisas boas para sua mesa

A coluna deste domingo tem um propósito diferente. Quero propor uma reflexão que pode tornar seus dias melhores. Pelo título, é possível que você pense em comida saudável, em nutrição. E embora isso seja importante, te convido a pensar o horário das refeições como uma maneira de cuidar também do seu coração e de seus relacionamentos. Para isso, tenho três dicas. 

A primeira: tenha paz na sua mesa. Deixa eu explicar… O momento de nossas refeições é sagrado. Comer não é apenas uma necessidade; é uma forma de prazer, de alegria, mas é também a maneira de nutrir o nosso corpo e nossa alma. Há uma série de pequenos cuidados que devemos ter para aproveitar melhor este momento. Quando você for fazer suas refeições, não leve para a mesa a briga, o ódio, o estresse. 

O horário das refeições não é para resolver problemas. Tem gente que briga com os filhos na hora da comida, tem gente que quer tirar satisfação com o marido ou com a esposa na hora das refeições… Tem gente que fica ouvindo ou assistindo notícias ruins enquanto está comendo. 

Quando você leva para a mesa qualquer tipo de tensão ou notícias negativas,  enquanto você come, de certo modo,está colocando para dentro do seu estômago todas essas coisas ruins junto com os alimentos. Pode reparar nos efeitos: coma enquanto briga com alguém e note como ficará seu estômago durante a digestão. No meu caso, o efeito é devastador: queimação o dia inteiro e parece que tem uma bola no meu estômago. A sensação é péssima. 

Sei que nem todos os dias conseguimos evitar os desconfortos de um conflito, da ansiedade ou da irritação por algum episódio que nos surpreende. Vez ou outra, alguém vai trazer uma notícia triste na hora da refeição. Vez ou outra, vai acontecer algum conflito. Entretanto, faça um esforço para que os momentos da refeição sejam de paz, sem agitação mental, sem conflitos. Comprometa-se com este propósito e envolva sua família nisso. Você vai aproveitar muito melhor os alimentos, seu corpo vai se nutrir melhor e sua disposição para as atividades cotidianas será outra. Pode ter certeza disso! 

Uma segunda dica: sempre que possível, faça as suas refeições com sua família! Digo “sempre que possível”, porque, é fato: a vida moderna tem causado inúmeros transtornos. E, um deles, é a impossibilidade de estar presente na rotina familiar. Para essas pessoas, fica a minha sugestão: torne ainda mais especiais as refeições em família nos fins de semana e naquelas poucas oportunidades que tiverem para estar juntos durante a semana. 

Gente, fazer as refeições em família, tendo paz na mesa, ajuda demais na aproximação, no conhecimento um do outro, também permite que boas conversas sejam desenvolvidas. Em algumas culturas, o momento das refeições é uma verdadeira celebração do amor e do prazer de se alimentar. Gasta-se até duas horas na mesa. E isso é uma bênção! 

Um estudo publicado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro lembra que as refeições são também um exercício da comensalidade. A comensalidade é o ato de comer com outras pessoas e isso como estratégia do desenvolvimento da socialidade, da camaradagem… Pelo investimento em momentos alegradores, que potencializam inclusive o bom humor. Não comemos apenas para nos manter vivos; comemos porque comer dá prazer. E quando fazemos isso, em paz, com as pessoas que amamos, plantamos sementinhas de bons afetos nos corações das pessoas que mais importam para nós. 

Terceira dica: fuja dos dispositivos eletrônicos na hora das refeições. Infelizmente, muita gente leva o celular para a mesa. Não faça isso! Durante as refeições, mantenha o celular e todo o tipo de tela bem longe da mesa. Não ligue nem mesmo a televisão. Os dispositivos eletrônicos roubam a nossa atenção e perdemos a chance de saborear, de fato, os alimentos e também de aproveitarmos a companhia das pessoas que estão conosco. 

Além disso, com muita frequência, recebemos mensagens que causam desconforto e até mesmo irritação. Não há uma única justificativa para levarmos esses aparelhos para a mesa. Na hora das refeições, nada pode ser mais importante que ter o prazer de comer em paz, desfrutando da companhia das pessoas. 

Uma pesquisadora da comunicação, a professora Malena Contrera, afirma num de seus estudos que temos virtualizada os corpos. Na prática, estamos presentes virtualmente com pessoas e em lugares distantes, mas estamos ausentes nos lugares onde nosso corpo físico está. É como se nos ausentássemos/separássemos do nosso próprio corpo. Isso faz com que sequer sintamos os gostos e cheiros das coisas que estamos comendo. 

Sabemos o que o amigo do Instagram comeu no almoço, mas mal sentimos o sabor da comida que estamos comendo. Horas depois, nem lembramos mais o que teve no almoço. Portanto, cuide de você e das pessoas que ama: não leve o celular e nenhuma outra tela para a sua mesa.

Considere fazer essas pequenas mudanças na sua rotina e aproveite o melhor da vida com as pessoas que realmente importante pra você. 

Ronaldo Nezo

COMPARTILHE: