Início Colunistas Coluna Angelo Salgueiro

Coluna Angelo Salgueiro

“A cada quinze anos, o Brasil esquece os últimos quinze anos.”  (Ivan Lessa)



QUER VOLTAR
O ex-governador, Beto Richa, envolvido em denúncias e processos por improbidade, estava longe dos holofotes, mas agora vem atuando para voltar à vida pública como candidato a deputado federal nas próximas eleições. Tudo é possível. Na frase acima o jornalista e escritor, Ivan Lessa, afirma que no Brasil a cada quinze anos se esquece os últimos quinze anos. Mas acho que nem precisa de tanto tempo assim.

PRIVADO x PÚBLICO
É bonito ver a obra do novo atacado Assaí que está sendo construída na avenida Colombo, em frente ao shopping Catuaí, inclusive estão fazendo a rede de galeria de águas pluviais ao lado da avenida João Pereira. E é triste ver a avenida João Pereira, que naquele local mais parece a entrada de um sítio.  A construção desta avenida é muito necessária e está sendo prometida há anos, mas não sai do papel. É absurda a diferença entre a eficiência da iniciativa privada e a ineficiência da administração pública.

EFICIENTE
Mas a administração pública é muito eficiente para aprovar leis que beneficiam seus integrantes ou os protegem. É o caso do projeto de lei que abranda a lei de improbidade administrativa, que foi aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, com muita agilidade. A lei já foi sancionada e publicada no Diário Oficial no dia de ontem pelo presidente da República, com mais eficiência ainda.

CRIME ADMITIDO
Agora para ser caracterizado crime terá que ser provado que houve a intenção de lesar a administração pública, inclusive no caso de nepotismo. Só faltou dizer que será necessária uma declaração assinada e com firma reconhecida assumindo que a pessoa teve a intenção de cometer o ato lesivo.

PONTO DE ALAGAMENTO
As proximidades da praça do Avião, perto da Unicesumar,  é um ponto crítico de alagamento quando ocorrem fortes chuvas, por isto a prefeitura está realizando uma licitação no dia 17/11 para execução de obras de drenagem de águas pluviais naquele local, no valor de até 3,5 milhões. Outro ponto que a prefeitura deveria fazer o mesmo é na avenida  Morangueira, em frente à Associação dos Funcionários Municipais de Maringá (AFMM), local muito crítico em dias de chuva.

CBUQ
Outra licitação importante que a prefeitura fará agora dia 29/10 é a compra de concreto betuminoso usinado a quente – CBUQ, que é o asfalto a ser aplicado nos serviços de recapeamento das ruas da cidade, o valor será de aproximadamente 16 milhões. Esperamos que dê tudo certo para começarem o quanto antes os serviços de recuperação das ruas e avenidas.

SOBRANDO
No último mês de setembro foi anunciado que Maringá será a primeira cidade do Brasil a ter uma usina de reciclagem de lenha municipal. O projeto foi elaborado pelo professor, Jorge Villalobos, e encampado pelo prefeito Ulisses Maia,  devendo ser implantada o ano que vem. Não sei como isto vai funcionar, mas uma coisa é certa: com tanta árvore caindo não vai faltar matéria prima para a usina.

SAÚDE
No próximo dia 03/11 a prefeitura realizará nova licitação para contratar empresa que prestará serviço de assistência à saúde dos servidores municipais ativos e inativos e aos seus dependentes, são 36 mil vidas. O valor da licitação será de aproximadamente 34,5 milhões.

HOUVE PROBLEMA
Na última licitação para contratar o serviço de assistência à saúde dos servidores uma empresa ganhou  ofertando um preço de um pouco mais de 40 reais por pessoa no mês. Não deu conta e rompeu o contrato e foi preciso fazer um contrato emergencial com o Santa Rita Saúde. Agora o preço máximo será de 79,96 reais/ mês, e as exigências do edital serão mais rígidas para evitar problemas como o que aconteceu.

LICENCIAMENTO
Muitas pessoas que pagaram o licenciamento do seu veículo ainda estão esperando receber pelos Correios o antigo documento de certificado de licenciamento. Até todo mundo se acostumar que não será mais emitido aquele documento vai um tempo. A pessoa pode tirar pela internet no site do Detran, baixar no aplicativo da CNH digital,  ir até a Ciretran para imprimir ou em um despachante de trânsito. O que não pode é ficar sem o documento.  

MARINGÁ NEM TÃO ENCANTADA
O Natal está chegando e após a pandemia o comércio espera ansioso às festividades da Maringá Encantada. Pelo que fiquei sabendo este ano o cronograma de atividades da prefeitura ainda será bem restrito e o ritmo não será como os comerciantes esperam. Vai que muda!

COMPARTILHE: