Início Colunistas Cinco critérios para identificar uma pessoa confiável

Cinco critérios para identificar uma pessoa confiável

Encontrar gente confiável é um negócio complicado, hein? Gente confiável é coisa rara.

Anos atrás, vi uma pessoa falando sobre o principal critério para a contratação de um profissional. Ela dizia que o mais importante critério para escolher alguém é a confiança. O profissional deve ser confiável. As habilidades e competências para a atividade profissional podem ser ensinadas e desenvolvidas. Mas ninguém ensina uma pessoa a se tornar confiável. É uma questão de caráter.

Embora essa ideia tenha sido usada no contexto do mercado de trabalho, como critério para contratação, penso que confiança é um aspecto fundamental em todas as relações.

A gente não traz pra casa alguém que a gente não confia. Ou, pelo menos, não deveria trazer…

Quando contrata um pedreiro que não é confiável, você arruma um problemão.

Quando arruma um namorado que não é confiável, você arruma uma bela dor de cabeça, com direito a muitas histórias mentirosas, desculpas infindáveis, lágrimas, decepções, traições. Se casa então? Socorro! 

Mas como saber se uma pessoa é confiável ou não?

Eu preparei algumas dicas pra você. São alguns critérios para separar os confiáveis dos enganadores. Se você tiver disposição para observar uma pessoa antes de inseri-la em sua vida, pode usar essa listinha que vou compartilhar.

Primeira: Honestidade – Não confie em quem mente para você. Se você notou alguma contradição, pegou no ar alguma coisa que te leve a desconfiar, faça uma pesquisa mais a fundo e tente verificar a veracidade do que a pessoa anda dizendo. Quem conta mentirinhas, conta também grandes mentiras.

Segunda: Transparência – Gente que tem segredos, que vive escondendo coisas, é gente que que não é transparente. Todo mundo deve valorizar a sua privacidade. Mas existe diferença entre privacidade e ausência de transparência. Quem não é transparente, sempre arruma uma história para evitar falar sobre o que fez ou faz de sua vida.

Terceira: Responsabilidade – Gente que foge das responsabilidades não merece confiança. Gente que assume as responsabilidades é gente que diz: “fui eu, eu errei, me desculpe”. A pessoa assume o que faz. Gente responsável é gente que mantém suas promessas. Cumpre os compromissos. Disse que estaria com você na segunda-feira, às 9h, a pessoa está lá. Falou que ia te levar um livro emprestado no sábado? No sábado, a pessoa está lá, com o livro na mão.

Quarta: Ações éticas – Não confie em pessoas que dão jeitinho. Confie em pessoas que demonstram condutas justas, honestas. Pessoas que demonstram coerência com a própria consciência. Quem é ético, não acha normal roubar sinal de tv a cabo, sonegar impostos, ficar com o troco a mais que recebeu no caixa do supermercado.

Quinta dica: Gente confiável não faz propaganda da sua honestidade. Suspeite sempre de alguém que diz: “confie em mim”. Suspeite de quem prega muito a honestidade. Quem é honesto nem pensa na honestidade; a pessoa simplesmente é honesta, é correta porque faz parte de sua essência. Pessoas confiáveis não sentem a necessidade de dizer o que temos ou o que não temos que pensar a respeito delas. Gente confiável não muda suas práticas por causa da opinião alheia ou em função do ambiente onde está.

Pegou as dicas?

Use esses critérios como uma lupa. E escolha conviver com pessoas confiáveis.

Texto inspirado em dicas do escritor John Gottman.

Ronaldo Nezo
Jornalista e Professor
Especialista em Psicopedagogia
Mestre em Letras | Doutor em Educação
Visite meu blog: 
http://ronaldonezo.com
Siga-me no twitter: 

http://twitter.com/ronaldonezo

COMPARTILHE: