Início Maringá Sismmar identifica problemas em plantão da educação infantil

Sismmar identifica problemas em plantão da educação infantil

A direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá (Sismmar) realizou visitas nas unidades de ensino que funcionam o plantão da Educação Infantil, iniciativa que voltou a ser realizada na segunda quinzena de janeiro para oferecer um espaço de recreação para crianças durante período de férias escolares. Nestas visitas, o sindicato identificou diversas situações irregulares e que podem prejudicar as condições de trabalho da categoria.

Foi identificada a falta de alguns materiais de limpeza, como água sanitária, que são primordiais para higienização do ambiente, ainda mais em tempo de pandemia. A gestão ‘Sindicato é Pra Lutar’ também constatou que, justamente por causa do aumento de casos de contaminação pela covid, o número de servidores disponíveis para exercer o trabalho no plantão ficou reduzido; o que pode sobrecarregar o funcionário. O quadro de profissionais, que já estava comprometido pela falta de concursos, está sendo ainda mais prejudicado. Sem contar os servidores que foram convocados a partir de fracionamento das férias

“Essa situação causa ainda mais preocupação para o sindicato em virtude de que as convocações foram feitas há vários dias, mas no Portal da Transparência ainda aparece como se estivessem de férias. Em caso de um possível acidente de trabalho, corre o risco de não ser garantida a abertura de um Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT). Além disso, há a possibilidade do servidor nesta situação ter problemas para conseguir futuras férias. Assim sendo, a direção do Sismmar reforça a necessidade de comprovação da situação e solicita que a chefia imediata seja informada imediatamente para as devidas providências”, descreve comunicado divulgado pelo sindicato.

O Sismmar também chamou a atenção da Secretaria de Educação (Seduc) para fazer um relatório de que houve baixa frequência dos alunos no plantão. Em diversas unidades a presença está abaixo do previsto, mesmo com prévia de matrícula de 1.420 alunos. A cobrança da resolução imediata já foi entregue em forma de documento para a Seduc.

“O objetivo é iniciar nos próximos meses, ainda sem uma data específica, a gestão ‘Sindicato é Pra Lutar’. Assim como cobrar da Seduc a realização de um grupo de estudos, com participação de diversas entidades, para que sejam debatidas e discutidas, de forma aprofundada, a necessidade e a viabilidade do plantão”, segue o oficio.

Para a direção sindical, o plantão poderia ser absorvido por outra secretaria municipal, a fim de cumprir o caráter recreativo desta iniciativa. Assim como em outras situações, a direção do Sismmar se colocou à disposição dos servidores para mediar negociações.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: