Início Destaques do Dia Câmeras com novo software de monitoramento começam a ser instalados

Câmeras com novo software de monitoramento começam a ser instalados

O secretário de Segurança de Maringá, Ivan Quartarolli, diz que em seis meses todas as câmeras de leitura de placas e reconhecimento facial estarão instaladas e o software para o monitoramento estará funcionando integralmente. As primeiras câmeras serão instaladas na semana que vem, uma delas perto do aeroporto regional. O secretário também falou sobre a fiscalização conjunta com a Polícia Civil em ferros-velhos para flagrar receptadores e coibir o furto de fios de cobre.

“A instalação dos postes para as câmeras está praticamente no final. Se não me engano tem seis ou sete que não foram colocados ainda. Em uma rodovia tivemos uma situação diferente, onde mudamos o local do poste. As câmeras começam a ser instaladas esta semana e devem entrar em funcionamento até o final da semana. Tudo será feito por fase para o sistema rodar de forma completa, vai ainda uns seis meses para tudo estar pronto. Cada equipamento vai gerar dados completos das placas dos carros, consegue ler mesmo com veículo passando a mais de 100 km/h”, informou o secretário

Ainda segundo Quartarolli, esse é um importante implemento de segurança. Além de trabalhar em operações conjuntas, será feito o monitoramento. Há pouco mais de um ano a secretaria vem trabalhando no processo de licitação da atividade e a aquisição foi de um equipamento moderno com software que permite trabalhar com inteligência, podendo ser usada para prevenir a ação criminosa e também repreender investigando fatos que já aconteceram.

“Vamos trabalhar integrados com outras forças de segurança de Maringá. Isso já ficou definido em reunião com os representantes da Câmara Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar e Segurança do Estado. O material humano será do Estado e o equipamento fica por conta do município. Os dados serão divididos para que a atuação seja ainda mais eficiente. Teremos aparelhos instalados na rodovia próximo ao Aeroporto Regional e outros no centro da Cidade, assim como locais que a demanda for necessária. As câmeras com reconhecimento facial, 80 no total, é multissensorial e ficarão em locais com grande fluxo de pessoas como Parque do Japão, Catedral, Parque ‘Buracão’ e ao longo da Avenida Brasil”, concluiu Quartarolli.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: