Início Destaques do Dia Maringá últrapassa 39,5 mil Microempreendores Individuais

Maringá últrapassa 39,5 mil Microempreendores Individuais

No final de 2016 eram 14.633 Microempreendedores Individuais (MEIs) em Maringá. Agora, pouco mais de cinco anos depois, são 39.592 profissionais. Um crescimento de 170%, segundo a Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (SeTrab) que promove diversas ações para apoiar os pequenos empreendedores e promover a formalização dos MEIs na Cidade. A estimativa é que juntos movimentem aproximadamente R$ 1,88 bilhão anualmente em Maringá, empregando cerca de 40 mil trabalhadores.

Atualmente Maringá é a segunda cidade do Paraná com o maior número de MEIs e com crescimento expressivo na formalização, ficando somente atrás de Curitiba. Em quase seis anos, na Capital cresceu 9,57% chegando a 188 mil MEIs. Nessa lista também aparecem as cidades de São José dos Pinhais, com 30 mil MEIs (8,98% de crescimento); Londrina, 44,6 mil MEIs (7,69%); Ponta Grossa, 27,4 mil MEIs (7,66%); e Cascavel, 23,6 MEIs (7,02%).

“O pequeno empreendedor tem um papel importante na economia maringaense. Por isso, sempre estamos com novidades para ajudar e apoiar esse segmento. Maringá também é destaque na abertura de MEIs entre as cidades paranaenses acima de 300 mil habitantes. A formalização traz uma série de benefícios, além de receber um CNPJ, passa a ter acesso à previdência e a estímulos como linhas de crédito do governo. A principal vantagem para o empreendedor ou empreendedora é que a carga tributária não se altera com o volume de vendas. Se tornar MEI traz várias simplificações para ajudar no dia a dia do negócio”, disse o secretário da SeTrab, Francisco Favoto.

Para se tornar MEI é necessário apresentar dados pessoais como RG, formas de contato e endereço residencial; assim como informações sobre o negócio: tipo de ocupação, forma de atuação e local onde o negócio é realizado. O processo é iniciado no site do Governo Federal ou pessoalmente no Espaço Empreendedor, Rua Arthur Thomas, 792. O telefone para contato é o (44) 3221-8638.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: