Início Maringá Jovens e adultos podem se matricular para concluir os estudos no Ceebja

Jovens e adultos podem se matricular para concluir os estudos no Ceebja

O Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) de Maringá está com as matrículas abertas para o segundo semestre 2022 em turmas nos turnos da manhã, tarde e noite. O aluno pode estudar em até dois turnos diferentes ao mesmo tempo, no ensino fundamental. O critério é ter a idade mínima de 15 anos. Já para o ensino médio, mínimo de 18 anos. Matrículas feitas na secretaria do Ceebja, Rua Paranaguá, 430, Zona 7. É necessário apresentar documentos pessoais como RG, CPF e certidão de nascimento ou casamento; comprovante de endereço; atestado de vacina; e histórico escolar.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da Educação Básica com identidade própria, visa oferecer oportunidades educacionais apropriadas a estudantes com perfis e faixas etárias diferentes, independentemente do momento em que interromperam a trajetória escolar. No Paraná, permite que o estudante retome os estudos e conclua essa etapa em menos tempo com qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho.

ESCOLAS ESTADUAIS

As matrículas para o EJA nas escolas estaduais estão abertas até dia 20 de julho.

A modalidade oferece a oportunidade de concluir os estudos do ensino fundamental II (anos finais) ou o ensino médio. Para realizar a matrícula é necessário procurar as instituições de ensino que oferecem a modalidade. Em Maringá as aulas são ministradas na Escola Estadual Adaile Leite, Alfredo Moises Maluf, Branca Da Mota Fernandes, Ceebja Professor Manoel R. Silva, Rodrigues Alves, Tancredo Neves, Tania V. Ferreira, Unidade Polo, Vital Brasil, Escola Municipal Ulysses Guimarães e Colégio Estadual Rui Barbosa. No Paraná, 280 municípios tem o EJA.

O aluno que entrar no ensino médio EJA pode concluí-lo em três semestres, um ano e meio de curso, com carga horária de 24 horas/aula semanais. de segunda a sexta-feira. O interessado deve procurar a instituição de ensino e levar os seguintes documentos (original e cópia): Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento; RG (para maiores de 16 anos) ou Registro Nacional Migratório (RNM) ou Protocolo de Solicitação de Refúgio; Cadastro de Pessoa Física (CPF), para maiores de 16 anos e estudantes da Educação Profissional; Declaração de Vacinação emitida pela Unidade ou Posto de Saúde (para menores de 18 anos); e fatura recente da concessionária de energia elétrica, dos últimos dois meses.

No caso de menores de idade é importante apresentar comprovante de endereço adicional em nome da mãe/pai/responsável legal pelo estudante, quando a fatura não estiver em nome destes; número de telefone para contato; e-mail da mãe/pai/responsável legal; CPF da mãe/pai/responsável legal ou Registro Nacional Migratório (RNM); e, em qualquer situação, o Histórico Escolar.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: