Início Notícias Gerais Saúde confirma mais 12 mortes por dengue no Paraná

Saúde confirma mais 12 mortes por dengue no Paraná

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) divulgou 2.682 novos casos confirmados de dengue no Paraná. Além disso, o último boletim epidemiológico registrou mais 12 mortes pela doença. O Estado já soma 88 mortes e 132.328 casos confirmados de dengue. O atual período sazonal começou no dia primeiro de agosto. De acordo com a secretaria, as novas mortes informadas ocorreram em maio, abril e junho deste ano. Em Maringá, outros dois óbitos foram confirmados.

Os municípios com óbitos foram: Foz do Iguaçu, uma morte; Cascavel, três mortes; Maringá, duas; Arapongas, duas; Jataízinho, uma; Tamarana, uma; Marechal Candido Rondon, uma; e Palotina, uma. A Sesa reforça que o Paraná ainda vive uma epidemia da doença sendo que 358 municípios já confirmaram casos de dengue. No último dia 29, houve a apresentação do Levantamento do Índice Médio
de Infestação do Aedes aegypti (Lira) em Maringá. O estudo apontou 0,6% de infestação do mosquito da dengue, o que significa risco baixo. “Esse foi o último Lira do período epidemiológico que terminou em julho. O resultado é alcançado depois do município decretar estado de epidemia da doença. Esse é um índice importante, mas sempre estamos acompanhando o número de casos e o índice predial de infestação de larvas; a análise conjunta contribui na tomada de decisões e promover ações na Cidade. A partir de agosto começamos um novo ciclo. Os casos de dengue começam a ser contabilizados novamente para iniciativas mais precoce de combate. O período que terminamos foi histórico porque tivemos muitos casos em abril e maio, o que geralmente acontecia em março”, explicou Eduardo Alcântara Ribeiro, gerente de zoonoses de Maringá.

Para facilitar e agilizar o serviço dos agentes de combate a endemias, os trabalhadores já estão usando tablets durante as vistorias aos mais de 200 mil imóveis. São 190 aparelhos. O novo sistema otimiza os atendimentos em campo e promove a centralização dos dados ao coletar dados, inserir na base e analisar informações. Mas é preciso salientar que cada cidadão é responsável pelo combate na própria casa, além disso deve denunciar quem não cumpre a missão de lutar contra esse mal. As denúncias podem ser feitas na Ouvidoria Municipal pelo telefone 156, aplicativo ′Ouvidoria 156 Maringá’ ou no site da Prefeitura.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: