Início Destaques do Dia Saúde prorroga campanha de vacinação contra poliomielite

Saúde prorroga campanha de vacinação contra poliomielite

O Ministério da Saúde prorrogou até 30 de setembro a campanha de vacinação contra a poliomielite. O motivo é porque a procura anda baixa. Em Maringá, de acordo com a Secretaria de Saúde, das 22 mil crianças esperadas para serem imunizadas, somente 7 mil receberam a dose. A campanha começou no dia oito de agosto e a meta era imunizar 95% das crianças de até cinco anos, mas só foram vacinadas 30% no Paraná. Para ampliar a cobertura vacinal, a Saúde está programando algumas ações em Maringá.

“Infelizmente tem pais que nem estão sabendo da campanha. É importante que todas as crianças recebam as gotinhas. Pais e responsáveis devem levar os menores de cinco anos para imunizarem mesmo se a criança estiver em dia com a dose. Precisam levar novamente. Nesta quinta e sexta-feira iremos até os Centros Municipais de Educação Infantil para que os pais sejam convocados a levarem a carteirinha dos filhos e eles serem vacinados nas escolas. Dia 17 vamos fazer uma ação na Catedral; e dia 24 um mutirão na região do Pinheiros, local com mais de 1 mil crianças que não se imunizaram”, explicou o secretário de Saúde, Clóvis Melo.

Ele reforça que o risco de não se vacinar é ter a doença voltando para o Brasil. As crianças menores de um ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário. As crianças de um a quatro anos deverão ser imunizadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

O Ministério prorrogou também a campanha de multivacinação, que acontece de maneira concomitante à da poliomielite. A campanha busca incentivar a atualização de caderneta de vacinação das crianças pelos responsáveis. Estão disponíveis 18 vacinas que compõem o calendário nacional de vacinação.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: