Início Destaques do Dia ­Edital abre credenciamento para compra de vagas em creches particulares

­Edital abre credenciamento para compra de vagas em creches particulares

A Prefeitura de Maringá divulgou um Edital de Credenciamento para que instituições privadas que tivessem interesse em vender vagas para o município se inscrevessem. De acordo com o documento, a administração pretende investir até R$ 16 milhões em compra de vagas em creches particulares por conta da alta demanda de crianças que precisam ser matriculadas. São mais de 500 crianças na lista de espera para a entrada nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Maringá e os pais estão preocupados em ter que deixar seus filhos em escolas longe de casa.

O valor pago para as creches é de cerca de R$ 1.300 para cada vaga disponível para crianças de zero a três anos e 11 meses de idade. Além disso, no mesmo edital, a municipalidade prevê a contratação temporária de, no máximo, mil vagas nestas creches particulares, com o objetivo de suprir a demanda imediata por vagas na rede de ensino municipal.

Hoje, são quase três mil vagas contratadas em mais de 25 instituições particulares na Cidade. Em nota, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretara de Educação (Seduc), informa que vai investir em ações para ampliar o número de vagas na educação infantil do município e que a contratação de novas vagas vai depender da capacidade de atendimento e oferta das instituições particulares interessadas, além de reforçar que as vagas serão compradas de acordo com a demanda do município.

Ainda segundo a nota, a Prefeitura afirma que existe um empecilho, em alguns casos, é a recusa por parte dos pais em matricularem seus filhos nas redes privadas, pois a oferta é longe da residência ou em bairro diferente, fazendo com que as crianças fiquem na fila de espera por uma vaga no Cmei.

Vivian Pedroso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: