Início Colunistas Somos nossas escolhas: supere os obstáculos pessoais para alcançar seus objetivos

Somos nossas escolhas: supere os obstáculos pessoais para alcançar seus objetivos

Já se perguntou por que, às vezes, parece tão difícil alcançar seus objetivos? Parece sempre haver algo ou alguém nos impedindo de chegar lá. Mesmo quando desejamos algo intensamente, encontramos barreiras aparentemente intransponíveis.

Essas são questões importantes que nos fazem refletir sobre nossos sonhos, ambições e desejos mais profundos – e, inclusive, avaliar nossa própria responsabilidade.

Dias atrás, ao ler uma das obras do escritor e professor Bernard Roth, encontrei uma afirmação intrigante: ‘Na realidade, normalmente ninguém está tentando nos impedir de alcançar nossos objetivos’.

Se normalmente ninguém está tentando nos impedir, o que, então, está realmente acontecendo?

Muitos de nós temos grandes sonhos. Talvez seja abrir o próprio negócio, tornar-se escritor, criar um canal no Youtube, iniciar um curso profissional, conquistar uma posição de liderança, ou simplesmente adotar um estilo de vida saudável e feliz.

Independentemente do seu sonho, é provável que já tenha enfrentado algum tipo de obstáculo. Mas, afinal, qual é a origem desses obstáculos?

Segundo Bernard Roth, os obstáculos geralmente não estão fora de nós, nem são criados por outras pessoas. Roth afirma: “Quem realmente está impedindo você? Se há algo que você deseja fazer, normalmente basta simplesmente fazê-lo.”

Ainda que possa parecer simplista, entendo a perspectiva do autor. Ele sugere que, na maioria das vezes, os obstáculos têm origem em nossas crenças limitantes ou em situações que podemos resolver. Ou seja, frequentemente somos nós que criamos essas barreiras.

Como? Através das desculpas. É fácil afirmar que não temos tempo suficiente, recursos necessários, ou que não somos bons o suficiente. Mas, como afirmou J.K. Rowling, “É nossa escolha que mostra o que realmente somos, muito mais do que nossas habilidades.”

Por vezes, escolhemos acreditar em vozes que ouvimos ao longo da vida, e supomos que não daremos conta. Ou criamos desculpas, alegando falta de tempo ou a necessidade de resolver outros problemas primeiro.

Confesso algo: tenho projetos pessoais ainda não realizados. Por que ainda não se tornaram realidade? Porque adio decisões necessárias para implementá-los.

Então, de quem é a responsabilidade? Minha. Ninguém mais é culpado. Posso dar desculpas, mas estaria mentindo para mim mesmo.

Isso tem acontecido com você? Tem dado desculpas em vez de admitir que seu projeto ainda não saiu do papel por adiar as decisões que precisa tomar?

Querido leitor, é hora de assumir essa escolha, de aceitar a responsabilidade de lutar por nossos sonhos, sem desculpas. Quando assumimos responsabilidade por nossos objetivos, paramos de buscar desculpas, de culpar os outros ou as circunstâncias, e começamos a agir.

O filósofo Jean-Paul Sartre disse: “Somos nossas escolhas.” E isso é absolutamente verdadeiro ao alcançar nossos objetivos.

Então, como podemos começar a assumir a responsabilidade por nossos sonhos? Seguem algumas dicas:

Primeiro, defina seus objetivos de maneira clara e específica. Quando sabe exatamente o que quer, é mais fácil traçar um plano.

Segundo, identifique as desculpas que tem usado para não lutar por seus objetivos. Confronte-as, reconheça-as e, em seguida, deixe-as para trás.

Terceiro, aja. Faça algo todos os dias que o aproxime de seus sonhos, não importa o quão pequeno possa parecer.

Lembre-se do que disse Mark Twain: ‘O segredo para seguir em frente é começar’. E, na verdade, ninguém, a não ser você mesmo, está tentando impedi-lo de alcançar seus objetivos.

Ronaldo Nezo
Comunicador Social
Especialista em Psicopedagogia
Mestre em Letras | Doutor em Educação

Visite meu blog: 
http://blogdoronaldo.wordpress.com

Siga-me no instragram: 
http://instagram.com/ronaldonezo

COMPARTILHE: