Início Destaques do Dia Procon e Sanepar se reúnem para debater sobre abastecimento de água

Procon e Sanepar se reúnem para debater sobre abastecimento de água

O Procon de Maringá e a diretoria da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) fizeram uma reunião na última sexta-feira (16), na sede do órgão de Defesa do Consumidor, para debater sobre o abastecimento de água em Floriano, a limpeza da caixa de água dos moradores, desconto na conta de água, corte por conta atrasada, melhoria no atendimento e contas de águas não entregues.

A equipe do Procon esteve no Centro Comunitário de Floriano na última quinta-feira (15) para atender os moradores. A Sanepar está com uma empresa fazendo a limpeza das caixas de água. Segundo o diretor do Procon, Flávio Mantovani, quem quiser fazer a limpeza pode entrar em contato com a Sanepar nos canais de comunicação, ou para agilizar, pode ir até nos servidores do Procon. Outra opção é por meio do 151.

Além disso, o problema da água barrenta foi devido uma obra de esgoto que está sendo inserida em Maringá. Com isso, os trabalhadores acabaram rompendo uma tubulação de água, que afetou cerca de 30% do distrito de Floriano. A prefeitura então contratou caminhão pipa, que atendeu os moradores.

Outro assunto debatido na reunião foi sobre o valor da conta de água. Conforme Mantovani, a Sanepar informou que o excesso de água que os moradores gastaram para limpeza não será cobrado e irão manter a média normal de consumo. “Paralelo a isto, estamos chamando os moradores para que abram reclamação junto ao Procon para resolução de casos isolados”, diz.

O Procon também entregou notificação com prazo legal obrigatório para Sanepar responder vários questionamentos quanto as ações tomadas junto aos consumidores sobre a execução da obra e também acerca dos gastos com a Cidade.

ÁGUA BARRENTA

Os moradores do distrito de Floriano, em Maringá, reclamaram que a água da torneira não apresentava desde a semana passada, qualquer tipo de condição de uso ou consumo. As imagens que circularam mostram a água com aspecto enlameado que brotou de torneiras e vasos sanitários no distrito maringaense.

Assim, o problema começou devido uma obra da Sanepar. Além da água suja, algumas residências também teriam ficado sem o abastecimento de água desde semana passada.

Em nota, a Sanepar afirmou que registrou um rompimento de rede de água no distrito de Floriano na última segunda-feira (12). Uma intercorrência no serviço teria provocado o arraste de terra para a rede. “Foram feitas algumas manobras operacionais para lavagem da tubulação, mas uma pequena parcela de imóveis acabou recebendo água com terra.”

Maynara Guapo
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: