Início Maringá Som da Banda oferece aulas de dança e instrumentos musicais

Som da Banda oferece aulas de dança e instrumentos musicais

O projeto Som da Banda existe em Maringá há 20 anos. Mantido pela Lei Rouanet e pelo Fundo da Infância e Adolescência, oferece aulas de dança e instrumentos musicais de modo gratuito. Só na música, há oficinas para 13 instrumentos, que vão desde sopro, corda e percussão. Diante da variedade, a turma montou uma banda. Parte dos membros são alunos, porém, o grupo tem nível profissional. Além de se apresentar pelo município, representa Maringá nas competições de bandas.

Dessa maneira, os alunos tem aulas de música pelo menos duas vezes na semana. Não é necessário ter o instrumento. O projeto almeja montar uma Banda Sinfônica, que pede por mais instrumentos. Assim, o número de oficinas está aumentando. Para quem quiser participar do projeto, a idade mínima é de 10 anos.

O coordenador do projeto, Graziani Moraes explica que atualmente existe a banda de metais. “Envolve trompete, trombone, trompa, tuba, a percussão. Agora a gente vai agregar os sopros da família das madeiras e cordas friccionadas, como clarinete, saxofone e flautas. O contrabaixo acústico e o violoncelo fazem parte da Banda Sinfônica. Vamos mudar o repertório todo da banda, oferecer uma nova sonoridade”, diz.

Iasmin Fernandes é estudante e uma das mais novas integrantes do grupo. Ela começou há dois meses e está aprendendo tocar trompa. “Eu sempre me interessei pela música, faz parte da minha vida e não consigo viver sem. Gosto muito de música clássica, então soube desse projeto, vi que era gratuito e que o instrumento eles davam para a gente praticar. Eu vi que queria fazer trompa porque é muito bonito o solo. Estou estudando para entrar na Banda Sinfônica, ainda não estou nela.”

André Carvalho começou há seis meses depois que a filha Isabeli entrou para a banda e não quer mais sair. “Trouxe pelo menos umas cinco pessoas através da minha divulgação. Sou envolvido com música há muitos anos, a música para mim é vida.”

Maynara Guapo
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: