Início Policial Explosão em silo deixa 8 mortos em Palotina

Explosão em silo deixa 8 mortos em Palotina

Foram 8 mortos e 11 feridos numa sequência de três explosões ouvidas a quilômetros do complexo de armazéns da Cooperativa Agrícola C Vale. “Eu moro na saída para Toledo e aqui tremeu tudo”, twittou uma moradora logo após as explosões. A tragédia mobilizou bombeiros de várias cidades da região Oeste do Paraná, entre as quais Toledo e Cascavel. De acordo com relatos de dezenas de moradores, as explosões provocaram abalos em muitos imóveis, chegando a afetar a estrutura de alguns prédios de alvenaria localizados nas proximidades

Os estrondos, em sequência de três, foram ouvidos a quilômetros de distância e uma nuvem de fumaça escureceu o céu em boa parte da cidade. As explosões teriam ocorrido em um túnel de transporte de grãos e segundo os bombeiros, também destruíram parcialmente outros dois silos. Até o final da tarde dessa quinta-feira a Polícia Técnica não havia informado nada sobre as causas do desastre.
As vítimas fatais foram identificadas como Michelet Louis , 41 anos (haitiano) ; Jean Michee Joseph , 29 anos (haitiano) ; Jean Ronald Calix, 27 anos (haitiano) ; Donald ST Cyr, 24 anos (haitiano); Wicken Celestin , 55 anos (haitiano) ; Eugênio Metelus, 53 anos (haitiano) ; Reginaldo Gegrard , 30 anos (haitiano) e Saulo da Rocha Batista, 53 anos (brasileiro). Outras 11 pessoas ficaram feridas, sendo nove em estado grave.

Durante quase todo o dia de ontem os bombeiros trabalharam na retirada do grande volume de milho armazenado nos silos e que, com a explosão, se espalhou por uma vasta área do terminal de armazéns. Dos 8 mortos só 1 era funcionário da cooperativa. Os demais , todos haitianos, eram prestadores de serviços, contratados por um sindicato de trabalhadores da região.
O Governo do Paraná emitiu nota oficial lamentando o grave incidente e informando que deu e continuaria dando todo o apoio necessário para as operações de busca por sobreviventes e auxilio médico aos feridos. O governador Retinho Júnior, que está em viagem oficial para os Estados Unidos lamentou o ocorrido, através de mensagem divulgada pela comunicação do Palácio Iguaçu. “O povo do Paraná é solidário aos familiares e amigos dessas vítimas que partiram enquanto estavam trabalhando”, disse o governador. O vice e governador em exercício Darci Piana viajou para a cidade de Palotina na manhã de ontem . “É um momento muito triste para o nosso Estado. Reforço meu apoio e minha solidariedade aos cooperados da C.vale e suas famílias. O Governo do Estado não medirá esforços para ajudar as pessoas impactadas pela tragédia”, afirmou.

Redação JP
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: