Início Policial Bombeiros alertam aos pais sobre os riscos de afogamento de crianças

Bombeiros alertam aos pais sobre os riscos de afogamento de crianças

A irmã salvou um menino de 4 anos que caiu na piscina de casa em Maringá e em Barbosa Ferraz uma criança morreu afogada numa represa

O garotinho foi socorrido pela irmã de 7 anos e salvo pelos conhecimentos médicos da mãe, que é enfermeira, após ficar com a boca roxa e desacordado. O caso aconteceu sábado à tarde no Conjunto Parigot de Souza, Zona Norte de Maringá,  quando os moradores da casa  estavam todos se refrescando do calor intenso que fazia naquele momento. O menino escorregou na borda da piscina  e caiu. A irmã de 7 anos estava dentro da água  e surpreendentemente agiu com rapidez e destreza, puxando o irmãozinho para a borda e evitando que ele ficasse muito tempo submerso. 

A médica do Samu que atendeu a ocorrência disse que a  agilidade da irmã fez toda a diferença. Segundo a médica, “a criança se prejudica muito se ficar com pouco oxigênio e quanto mais tempo ela fica submersa na água pior fica a situação dela”. Mas a rapidez da irmã e os procedimentos realizados ali na hora pela mãe , fizeram com que o menino recobrasse logo os sentidos e tivesse uma boa recuperação, antes mesmo da chegada do Samu.

Em Barbosa Ferraz  uma criança de 1 anos e 10 meses morreu afogada na represa onde seus familiares se encontravam na tarde de domingo. O que seria um passeio tornou-se uma tragédia para uma família de Londrina que visitava parentes e aproveitou para se refrescar na represa existente no povoado conhecido como Barreiro das Frutas. Os pais deixaram a criança brincando na beirada do lago com os coleguinhas e se distanciaram um pouco. O menino identificado como João Miguel se afogou e quando foi socorrido já era tarde. Ele morreu antes de ser encaminhado para o hospital.

Diante desses fatos e do período de altas temperaturas, que deve se agravar com a chegada do verão, o Corpo de Bombeiros orienta  a população que nesses dias de excessivo calor, é preciso estar muito atento, principalmente com crianças em torno de piscinas ou à margem de rios e lagos. Para que os momentos de lazer não se transformem em  tragédia é indispensável observar:  

– Observe a placa de sinalização e evite nadar em locais desconhecidos; 

– Nunca salte de locais elevados para dentro da água, sobretudo em piscinas nas quais não é possível ver a profundidade real; 

– Não deixe as crianças nadarem sozinhas, seja qual for o local; 

– Não tente, sem o devido treinamento, salvar pessoas que estejam se afogando; 

– Evite nadar se tiver feito uso de bebida alcoólica;

Redação JP
Foto – Ilustração

COMPARTILHE: