Início Maringá Projeto acelera entrega de próteses dentárias

Projeto acelera entrega de próteses dentárias

Ontem, a Prefeitura de Maringá lançou um projeto para acelerar a entrega de próteses dentárias e diminuir pela metade o tempo de espera. A Cidade vai investir R$ 400 mil para produção de 1.700 próteses até o final do ano, o que reduzirá a fila de espera represada ao longo da pandemia, quando os procedimentos foram suspensos. 

Em 2022, a prefeitura inaugurou o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e expandiu em 30% a quantia de atendimentos. Assim, o Ministério da Saúde habilitou o Laboratório Regional de Prótese Dentária do município. Em julho, a partir do credenciamento do laboratório como prestador de serviço foi criado o projeto de aceleração de prótese dentária. Desde então, foram entregues 782 próteses. 

Para o prefeito Ulisses Maia o projeto é importante para promoção do bem-estar e qualidade de vida da comunidade. “Trabalhamos para garantir serviços públicos ágeis e de excelência para a comunidade. Agilizar a entrega de próteses dentárias aos pacientes é devolver o sorriso, a autoestima e contribuir com a saúde da comunidade.”

De acordo com o secretário de Saúde, Clóvis Melo o projeto faz parte de uma série de atitudes da administração municipal para ampliar o número de procedimentos. “Devido a pandemia da Covid-19, várias especialidades ficaram com atendimentos represados. Por isso, estamos ampliando os investimentos para agilizar os procedimentos e garantir o atendimento de qualidade da comunidade”, afirma.

ATENDIMENTO

A porta de entrada para atendimento odontológico é a Unidade Básica de Saúde (UBS). Para atendimentos de rotina ou avaliação para prótese dentária é preciso que o paciente procure a UBS de referência. Caso haja necessidade de atendimento especializado o cirurgião dentista da unidade fará o encaminhamento para o Centro de Especialidades Odontológicas.

Em casos de emergência ou urgência, os pacientes podem procurar o CEO no período noturno, das 18h às 21h de segunda a sexta-feira, e das 7h30 às 11h30 aos sábados. A unidade fica situada na Avenida Cerro Azul, 513.

Maynara Guapo
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: