Início Destaques do Dia Maringá é selecionada para projeto nacional

Maringá é selecionada para projeto nacional

Maringá foi selecionada entre cinco municípios brasileiros, um de cada região do País, para um projeto nacional de autocoleta de HPV. A atitude é do Ministério da Saúde e desenvolvida pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em parceria com a prefeitura. A ação envolve a capacitação de agentes comunitários de saúde para busca ativa de mulheres que não procuram as unidades para realização de preventivo. 

A pesquisa quer comparar as duas modalidades de rastreabilidade do câncer de colo de útero: o preventivo, feito por um profissional na unidade de saúde e a autocoleta, que pode ser realizada pela própria mulher em casa, de modo parecido com os autoexames de coronavírus. Atualmente, o preventivo ou o Papanicolau é a única maneira de diagnóstico por meio do Sistema Único de Saúde. O intuito da pesquisa é comparar o custo-efetividade entre as duas modalidades de rastreio, analisando se a autocoleta pode ser inserida na política nacional de saúde. 

A pesquisa será nas regiões das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Parigot de Souza e Requião. Assim, as mulheres serão separadas em dois grupos com 160 pacientes cada. O público-alvo são pacientes de 25 a 64 anos que não fizeram exame há quatro anos ou mais ou nunca realizaram. O grupo da UBS Requião será submetido a autocoleta e o da UBS Parigot de Souza realizará o preventivo. Para chegar até as pacientes, agentes comunitárias de saúde participam de treinamento para compreender a abordagem, oferecendo o exame. 

Segundo a professora da UEM e coordenadora do projeto em Maringá, Márcia Consolaro, muitas mulheres não realizam o preventivo por causa da vergonha, medo ou desconforto. “A autocoleta de HPV, que traz mais conforto às mulheres, pode aumentar a adesão e facilitar o diagnóstico precoce. Além disso, trata-se de um teste molecular que detecta o DNA do vírus e apresenta mais eficácia que o Papanicolau. A ideia é, a partir dos dados coletados em todo o Brasil, estabelecer novos parâmetros para futura oferta do autoteste na rede pública”.

Além de Maringá, na região Sul, a pesquisa é desenvolvida por outras instituições de ensino superior em Ouro Preto (MG), na região Sudeste; Goiânia (GO), no Centro-Oeste; Natal (RN), no Nordeste; e em Manaus (AM), na região Norte. Em Maringá, os pesquisadores fazem capacitação dos agentes comunitários de saúde na UBS Requião nos dias 4, 5, 6 e 7 de dezembro. A busca ativa das pacientes nas regiões das UBSs Requião e Parigot de Souza deve iniciar no dia 11 deste mês.      

Conforme o secretário de Saúde, Clóvis Melo, a escolha de Maringá para receber o projeto reforça a importância da produção científica do município. “Para nossa rede de saúde é muito importante participar desse projeto que, com certeza, vai trazer mais saúde e qualidade de vida para as mulheres. Além disso, a capacitação das agentes comunitárias de saúde vai garantir uma atuação ainda mais próxima da realidade das pacientes”, diz.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: