Início Destaques do Dia Aplicativo agendou em um mês mais de 12 mil exames e consultas

Aplicativo agendou em um mês mais de 12 mil exames e consultas

A Prefeitura de Maringá agendou 12.700 consultas e exames apenas em um mês de modo online por meio do assistente virtual ′Doutor Ingá′. Com a ferramenta o paciente pode confirmar ou cancelar o procedimento pelo celular, sem precisar ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS). Além disso, com o recebimento da guia digital pelo WhatsApp mais de 25.500 folhas de papel deixaram de ser utilizadas e 630 horas de trabalho foram otimizadas. 

O assistente virtual começou a funcionar no dia 18 de dezembro de 2023. Ao longo do primeiro mês mais de 20 mil pessoas foram cadastradas e 230 tipos de procedimentos foram confirmados por meio do WhatsApp.

Segundo o prefeito em exercício, Edson Scabora, “é uma ação eficiente e sustentável implantada pela nossa gestão e que facilita para os pacientes, que podem confirmar o procedimento de qualquer lugar. É Maringá em movimento e com iniciativas que garantem a eficiência dos serviços públicos.”

Com o ′Doutor Ingá′, o paciente recebe pelo WhatsApp os dados das liberações de consultas e exames, como dia, horário e local, além da guia online. Quando o usuário receber a mensagem, ele poderá confirmar ou cancelar o atendimento, segundo as opções de escolha e comandos disponibilizados: SIM (para confirmar) NÃO (para cancelar, o que será considerado desistência). Para pedir o agendamento para nova data é preciso entrar em contato com a UBS de referência. 

No momento da consulta ou exame, o paciente deve apresentar a guia que recebeu no celular e o pedido entregue pelo médico. A municipalidade relembra que não pede dados pessoais ou qualquer tipo de pagamento por meio do WhatsApp. Os pacientes que não têm WhatsApp são avisados por ligação telefônica sobre a liberação dos procedimentos. 

De acordo com o secretário de Saúde, Clóvis Melo, o primeiro mês de funcionamento da ferramenta foi positivo. “Recebemos muitos elogios e as pessoas disseram que ficou mais fácil, já que não precisam se deslocar até a UBS para retirar as guias físicas. Isso gerou economia em papel, redução de ligações telefônicas e trouxe mais comodidade aos pacientes.”

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: