Início Destaques do Dia Aulas da rede municipal iniciam no dia 7 de fevereiro

Aulas da rede municipal iniciam no dia 7 de fevereiro

O ano letivo de 2024 dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas municipais começa a partir de 7 de fevereiro. Ao todo serão mais de 40 mil alunos. Com isso, a Secretaria de Educação fortaleceu os serviços de manutenção e melhorias nas 117 unidades escolares e já terminou a entrega dos kits de uniformes e material escolar. Os professores e equipe pedagógica retornam amanhã e vão participar de formações para o início do ano. 

Segundo a secretária de Educação, Nayara Caruzzo, os serviços de roçada e limpeza, que já são feitos com frequência foram intensificados em todas as unidades. Além disso, em vários locais são realizadas melhorias de infraestrutura como obras nos telhados, pintura e troca de piso. Para reforçar a qualidade de ensino, todos os servidores participarão de formações nos dias 5 e 6 de fevereiro, antes das aulas começarem. “Vamos recepcionar nossos servidores com uma grande formação, o que será muito importante para alinharmos todo o ano letivo, compartilhar conhecimento e obter novas experiências. Isso tudo tem reflexo no processo de ensino-aprendizado dos alunos, que encontrarão ambientes e profissionais preparados para o início das aulas”, diz.

A partir deste ano, a gestão municipal vai expandir a cobertura do ensino integral para 75% das escolas municipais, oferecendo em duas novas unidades: Escola Municipal Osvaldo Cruz e Escola Municipal Célestin Freinet. Desse modo, a quantia de vagas no ensino integral será ampliada e a modalidade de ensino passará a ser ofertada em 40 das 53 escolas municipais. O município também ultrapassou a meta 6 do Plano Nacional de Educação, que determina que pelo menos 50% das escolas ofereçam a educação integral até 2024.

HORÁRIOS

O horário de funcionamento dos Cmeis é das 7h às 18h. Já nas escolas municipais, as aulas no ensino regular ocorrem das 7h30 às 11h30, no período matutino, e das 13h30 às 17h30, no período vespertino. Para os estudantes da Ampliação da Jornada Escolar (ensino integral), as aulas são das 7h30 às 16h30.  

Além disso, existem atividades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com turmas no período matutino, vespertino e noturno em 13 unidades. Mesmo com a volta às aulas, as matrículas para a EJA seguem abertas no decorrer do ano todo. Os interessados podem procurar a escola mais perto ou entrar em contato pelo telefone (44) 3221-6949. Podem se matricular pessoas acima dos 15 anos que ainda não tenham terminado o ensino fundamental do 1º ao 5° ano.

INVESTIMENTO

A municipalidade investiu R$ 15 mil por ano em cada um dos alunos dos Cmeis e das escolas. Além disso, mais de 100 mil refeições foram servidas por dia.

De acordo com o prefeito Ulisses Maia, todas essas ações elevam a qualidade da educação e demonstra que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o maior entre as cinco maiores cidades do Paraná.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: