Início Colunistas O erro é não perguntar o que motiva

O erro é não perguntar o que motiva

Você se esquece daquilo que ouve, se lembra daquilo que vê, mas entende aquilo que faz. O erro primário é não perguntar o que motiva. O rio precisa se arriscar e entrar no oceano.

A motivação pessoal e profissional tem sido o grande desafio dos líderes e manter uma equipe motivada seguramente faz parte das cinco maiores estratégias aplicadas no mundo empresarial, seja do mercado público ou privado. Trabalhar a motivação é perceber que as coisas que não vemos são muito mais poderosas do que as que vemos. O que está embaixo do solo gera o que está acima dele. É o invisível que produz o visível. É este invisível que temos que trabalhar, ou seja, entender o que motiva verdadeiramente as pessoas e o caminho mais fácil ainda é o diálogo.

O ser humano é 90% adaptação e ela só irá acontecer se a pessoa estiver 100% motivada.

Não basta estar no lugar certo, na hora certa. Você tem que ser a pessoa certa, no lugar certo e na hora certa. Vivemos num mundo onde a motivação faz a grande diferença. Essa sutil diferença encontra-se na lei de causa e efeito onde tudo é resultado, leia-se aqui dinheiro, riqueza, saúde, doença e até o peso corporal das pessoas. Motivar para fazer é a estratégia. Você se esquece daquilo que ouve, se lembra daquilo que vê, mas entende aquilo que faz. O sucesso é de quem faz, isto é, de quem coloca suas ideias em prática.

Quando uma pessoa vence metas, conquista resultados e supera desafios, ela libera uma carga de adrenalina e essa energia a faz se sentir importante e esse sentimento de utilidade é levado para a vida pessoal. Amotivação do ser humano é justamente aquela que o faz buscar um melhor sentido da vida, melhores condições para sua família, para seu bem-estar e isso está intimamente ligado a sua condição profissional.

O reflexo é imediato. As pessoas que têm uma autoestima acima da média, sentem-se com mais saúde, grande motivação para viver, um enorme prazer pelos resultados e um gosto indescritível pela missão cumprida.

Diz-se que, mesmo antes de um rio cair no oceano, ele treme de medo. Olha para trás, para toda a jornada: os cumes, as montanhas, o longo caminho sinuoso através das florestas, através dos povoados, e vê à sua frente um oceano tão vasto que entrar nele nada mais é que desaparecer para sempre.

Mas não há outra maneira. O rio não pode voltar. Ninguém pode voltar. Você pode apenas ir em frente. Nós seres humanos também somos assim. E, neste momento não estou falando de passado mas de resgate de tudo que te aconteceu porque o futuro é lá na frente e ainda não enxergamos. O futuro é isso, o rio precisa se arriscar e entrar no oceano. E somente quando ele entra no oceano é que o medo desaparece. Porque apenas então o rio saberá que não se trata de desaparecer no oceano, mas tornar-se oceano.


Assim somos nós. Voltar é impossível na existência. Ninguém faz aniversário e fica com menos idade. Você pode ir em frente e se arriscar: Torne-se um OCEANO. Aproveite as oportunidades, afinal, a vida não é uma emergência, é uma maratona.Parece incoerência dizer, mas é para ir devagar, porém, pensar depressa. São as decisões que você toma que determinarão que tipo de vida vai ser a sua.

Albert Einstein disse: “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”. Venha nessa viagem rumo ao amanhã, mas saiba viver o agora, o hoje que te proporciona alegria de viver e ser feliz. A lagarta não faz mais do que a sua obrigação ao querer ser borboleta. Até porque se assim não o fizer, sequer irá existir.

Essa mensagem é para você refletir e não se fechar para o novo, para uma nova ideia, para um mundo repleto de novidades a cada dia que passa. Pergunte-se: O que me motiva? Olhe ao seu redor, veja como mudou o jeito de se relacionar, de pessoas se encontrarem no amor e relacionamentos. Veja como mudou o mercado, os canais de publicidade, de propaganda, os nichos de mercado, o dia a dia dos negócios, a forma de vender,  os softwares e aplicativos que estão mudando a vida de todos.

Porém finalizo assim: O nada com Deus É TUDO E O TUDO SEM Deus É NADA. Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
COMPARTILHE: