Início Destaques do Dia Maringá tem maior número de queimadas em cinco anos

Maringá tem maior número de queimadas em cinco anos

O Corpo de Bombeiros de Maringá já combateu neste ano 41 incêndios ambientais. Comparando ao igual período, é o maior número de casos dos últimos cinco anos. Somente no último domingo (11) foram cinco ocorrências em diferentes pontos do município, que foi a mesma quantia de queimadas combatidas em todo o mês de fevereiro do ano passado.

Com isso, neste mês a média é de quase dois incêndios por dia em vegetação, sendo 21 casos atendidos até a última segunda-feira (12) e mais do que o total de queimadas combatidas pelos bombeiros durante todo o mês passado. Além do calor, o tempo seco também tem favorecido o aumento dos incêndios.

Segundo dados da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) desde o começo do ano Maringá acumula um total de 179 milímetros de chuva, considerado o início de ano mais seco dos últimos 13 anos.

Além de responder por crime ambiental, quem for flagrado promovendo queimadas em Maringá é multado pela prefeitura. O valor mínimo da multa é R$ 1 mil, podendo chegar dependendo da extensão do incêndio a R$ 500 mil.

DICAS
De acordo com o Corpo de Bombeiros do Paraná, 9 em cada 10 incêndios são provocados por irresponsabilidade humana. Essas ocorrências são mais comuns neste período de vegetação mais seca, baixa umidade do ar e estiagem, e principalmente nos dias após geada.

Atear fogo para limpar a vegetação, jogar lixo na beira de rodovias, acender fogueiras perto das árvores e fumar próximo a plantações são algumas das ações que podem dar início aos incêndios e trazer consequências graves.

Outra prática bastante preocupante, especialmente nesta época do ano, é a soltura de balões e a queima de lixo. Ambas são proibidas e configuram crimes, já que podem causar incêndios. Nesses casos, a pena pode chegar a quatro anos de prisão, além de multa. Nas Unidades de Conservação do Estado são proibidas as práticas de fogueiras pelos frequentadores.

O QUE FAZER 
Ao avistar um foco de incêndio a orientação é de nunca tentar combater o fogo sozinho. Realizar este processo sem o treinamento adequado pode colocar a pessoa em perigo. A orientação é procurar um local seguro, avisar os vizinhos e acionar o Corpo de Bombeiros através do número 193.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: