Início Destaques do Dia Semob e Seduc iniciam projeto Trânsito na Sala de Aula

Semob e Seduc iniciam projeto Trânsito na Sala de Aula

As secretarias de Mobilidade Urbana (Semob) e Educação (Seduc) começam mais uma edição do projeto ′Trânsito na Sala de Aula. O objetivo é conscientizar e alertar sobre cuidados no trânsito. O projeto é para estudantes de 8 a 10 anos da rede municipal de ensino.

A programação deste ano, que iniciou ontem, tem aulas semanais com as equipes de Educação no Trânsito como parte da grade extracurricular. Hoje, das 13h30 às 14h30, a Escola Municipal Antônio Carlos Velasque recebe o projeto. Amanhã será a vez das escolas Diderot Alves da Rocha Loures, das 13h30 às 14h30 e Oscar Pereira dos Santos, das 14h às 16h.

O projeto dura um bimestre em cada escola, com sete aulas e uma visita à sede da Semob. As crianças terão aulas de história do trânsito, engenharia de tráfego, direção defensiva, pedestres, ciclistas e cidadania no trânsito. Com isso, no final as crianças participam de uma formatura e recebem os certificados de agentes mirins. Neste ano, o projeto ainda terá turmas em junho/agosto e outubro/novembro em outras unidades escolares.

Em 2023, 950 crianças foram formadas como agentes mirins. No total, o projeto já atendeu mais de 4 mil crianças. De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, a ação contribui para a diminuição na quantia de acidentes envolvendo crianças. “Maringá não registra nenhuma morte de criança por acidentes de trânsito em vias municipais há cinco anos. Os projetos de educação no trânsito são essenciais na prevenção de acidentes e devem ser incentivadas e promovidas desde a infância.”

Conforme a secretária de Educação, Nayara Caruzzo, “é de extrema importância que o trabalho de educação no trânsito seja feito desde a infância. As crianças são importantes agentes de transformação, pois possuem uma força enorme na orientação direta aos familiares. A curiosidade proporciona a disseminação dessas informações para os pais e responsáveis”, diz.

CMEIS

A gestão pública em breve também começará o projeto ′É de Pequeno que se Aprende′ nos Centros Municipais de Ensino Infantil (Cmeis), com atividades voltadas para crianças entre 4 e 7 anos.

As equipes de Educação no Trânsito visitam as unidades e ministram encontros de 30 minutos com informações de maneira interativa para que as crianças conheçam e estejam integradas ao cenário do trânsito. Os agentes municipais terminam as ações com paródias musicais para fixação dos conteúdos apresentados, incentivando a busca de respostas para situações que podem passar no trânsito.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: