Início Destaques do Dia Câmara aprova fim da Lei Seca no vestibular da UEM

Câmara aprova fim da Lei Seca no vestibular da UEM

Os vereadores aprovaram ontem em primeira discussão por 14 votos o fim da Lei Seca no vestibular da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A lei foi implantada em 2008 e no ano passado foi suspensa para um teste, para ver se valeria a pena ser revogada. Alguns comerciantes da região pediam o fim da lei, pois prejudicaria os estabelecimentos. Diante disso, um projeto está sendo discutido para o encerramento da lei e precisa ser aprovado em segunda discussão. O próximo passo é ser sancionado pelo Executivo.

A justificativa dos autores, os edis Mário Verri e Mario Hossokawa, é que atualmente o vestibular da UEM ocorre apenas em um dia e é feito paralelamente em outras cidades do Estado. Assim, a aglomeração de jovens é menor em comparação com a realidade da época em que a “Lei Seca” foi criada.

Além disso, o país enfrenta uma grave crise econômica que poderá ser minimizada para os comerciantes estabelecidos na região da UEM, caso a lei seja revogada.

Consequentemente, era proibido a venda de bebidas alcoólicas na região da UEM durante o vestibular. A restrição foi adotada para tentar conter as aglomerações em volta da universidade em dias de vestibular, que geravam problemas no trânsito e reclamações dos moradores do Jardim Universitário.

A Lei Seca era válida para o quadrilátero no entorno da UEM, entre as avenidas Colombo e Morangueira e também nas ruas Vitória e Quintino Bocaiúva. Quando a lei foi aprovada, o vestibular tinha três dias e todas as provas eram feitas em Maringá.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: