Início Colunistas Conecte-se à natureza: o caminho para restaurar a atenção e o bem-estar

Conecte-se à natureza: o caminho para restaurar a atenção e o bem-estar

Você já reparou no quanto estamos cercados de estímulos o tempo todo? Já notou também que temos nos distraído cada vez mais? Eu confesso a você que, frequentemente, pego o celular com o objetivo de executar uma determinada tarefa e, quando me dou conta, não lembro mais o que tinha que fazer.

Ultimamente, mantenho sempre um bloquinho de papel e uma caneta por perto. Quando vou fazer algo, anoto. Aí, se me distraio, recupero a informação na anotação que fiz.

Encaramos um montão de estímulos que chegam em notificações no celular, informações de todos os lados… Nas cidades, temos poluição sonora, poluição visual… É muita coisa acontecendo ao mesmo tempo e demandando nossa atenção. Isso tudo está nos afetando. Está interferindo na nossa capacidade de manter o foco nas tarefas do dia a dia.

Então me dê um pouquinho da sua atenção agora. Faz uma força aí e foca aqui no Ronaldo. Existe uma estratégia simples que pode ajudar a melhorar sua concentração e dar aquele alívio mental que tanto precisamos.

Pesquisadores da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, realizaram um estudo, publicado na revista Nature, que traz uma descoberta fascinante: caminhar em meio à natureza pode ser a chave para recuperar o desgaste mental e melhorar nossa capacidade de atenção.

Pois é, algo tão simples quanto uma caminhada ao ar livre em uma área verde pode fazer toda a diferença.

Mas o que o estudo diz exatamente? Os cientistas recrutaram 92 voluntários que, após serem submetidos a um teste de atenção desafiador, foram divididos em dois grupos. Um deles fez uma caminhada de 40 minutos em um bosque, enquanto o outro andou por um ambiente urbano. Ah… sem uso de fones, sem ouvir podcasts etc.

O interessante é que, independentemente do ambiente, a caminhada leve já apresentou benefícios na atenção dos participantes. Mas, olha que interessante… Aqueles que estiveram em contato com a natureza mostraram melhorias significativas nas tarefas que exigem controle executivo, um aspecto crucial para planejar e gerenciar ações voltadas a objetivos específicos.

E por que isso aconteceu? Porque a natureza permite que os mecanismos que sustentam nossa atenção descansem e se recuperem.

Quem vive nos centros urbanos, principalmente nas médias e grandes cidades, além de encarar os estímulos digitais, com todas as tecnologias que estão diante de nós, ainda enfrenta a poluição visual e sonora (muito barulho, muito ruído), o trânsito enlouquecedor, a quantidade enorme de compromissos… Isso afeta o nosso cérebro.

Nós não fomos feitos para viver essa vida louca que vivemos. Por isso, o contato com a natureza tem poder restaurador.

O contato com a natureza pode ajudar nosso cérebro a se recuperar dos desgastes do dia a dia. Em ambientes naturais, nos afastamos dos estímulos estressantes típicos da vida urbana, permitindo que nossa atenção se renove de forma suave e natural.

A pesquisa sugere que mesmo pequenas pausas para relaxar e se desconectar dos estímulos constantes podem ser benéficas. Além das caminhadas, a contemplação de imagens da natureza, ou até ouvir música, podem ajudar a recuperar sua atenção e aliviar a fadiga mental.

Então, fica a dica: quer melhorar a sua concentração?

Tire um tempinho para você… Um tempinho para descansar a mente. Faça técnicas de meditação, uma caminhada num parque, ou pelo menos, desligue-se de tudo, feche os olhos, coloque uma música tranquila… respire.

Pequenos atos de cuidado podem fazer uma grande diferença na sua capacidade de foco e bem-estar geral. Lembre-se: cuidar da sua mente é tão importante quanto cuidar do seu corpo. Permita-se esse tempo e veja como pequenas mudanças podem trazer grandes benefícios para sua vida.

Ronaldo Nezo
Comunicador Social
Especialista em Psicopedagogia
Mestre em Letras |  Doutor em Educação

Visite meu blog: 
http://blogdoronaldo.wordpress.com

Siga-me no instragram: 
http://instagram.com/ronaldonezo

COMPARTILHE: