Início Notícias Gerais Campanha da Justiça Eleitoral incentiva alistamento de jovens

Campanha da Justiça Eleitoral incentiva alistamento de jovens

A Justiça Eleitoral lançou ontem a Semana do Jovem Eleitoral 2024, voltada para estimular o alistamento eleitoral de jovens entre 15 e 17 anos que não são obrigados, porém, já podem votar nas eleições municipais de outubro.

A campanha atinge também aqueles que são obrigados a votar pela primeira vez, pois completam 18 anos antes das eleições, marcadas para 6 de outubro (primeiro turno) e 27 de outubro (segundo turno).

De acordo com a Justiça Eleitoral, entre janeiro e fevereiro deste ano mais de 417 mil jovens entre 15 e 17 anos pediram a primeira via do título de eleitor. O adolescente de 15 anos já pode se alistar caso complete 16 anos, idade mínima para votar, até o dia do primeiro turno.

Ao longo da semana de mobilização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) costuma-se concentrar grande parte do alistamento eleitoral dos jovens. Antes das eleições de 2022 foram 100 mil registros realizados para jovens nos cinco dias de campanha, quando há a adesão de celebridades, figuras públicas e instituições.

A mobilização costuma ser entre os meses de março e abril, ou seja, algumas semanas antes do fechamento do período de alistamento eleitoral, antes da eleição. Em 2024 a data limite para tirar o título de eleitor é 8 de maio. Após esse dia o cadastramento de eleitores fica fechado até depois do pleito.

Neste ano, o mote da campanha, focada em redes sociais como Instagram e TikTok, é “Participe do Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral – A sua voz vai fazer história”. O material da mobilização pode ser encontrado no portal do TSE.

Segundo o TSE “para conteúdos autorais, as mensagens podem conter informações sobre como tirar o título eleitoral, voto facultativo e obrigatório, cadastramento biométrico e a importância da participação da juventude nos processos eleitoral e político.”

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: