Início Maringá Fila de mulheres que esperam colocação do DIU é zerada

Fila de mulheres que esperam colocação do DIU é zerada

Neste mês de março, ′Mês da Mulher′, a municipalidade fez um mutirão de ultrassom transvaginal para atendimento de 200 mulheres que esperam a colocação do dispositivo intrauterino, mais conhecido como DIU. Com a atitude, o Cidade zerou a fila de pacientes que aguardavam o exame para colocação do dispositivo.

Oferecido de modo gratuito na rede municipal de saúde, o método contraceptivo é indicado para mulheres que não se adaptam ou têm contraindicações ao uso de anticoncepcional. Em 2023 a quantia de implantações de DIU foi ampliada em 70%, com 210 inserções em 2023 contra 123 em 2022. “É compromisso da gestão municipal garantir cuidado integral com a saúde das mulheres, promovendo o autocuidado e o acesso à exames e procedimentos para o bem-estar feminino”, diz o secretário de Saúde, Clóvis Melo. 

Desse modo, a Secretaria de Saúde oferta aplicação do DIU de maneira gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O dispositivo disponível no SUS é o de cobre, que é livre de influência hormonal, com a validade média de 10 anos. Feito de um fio de prata revestido de cobre em formato de “T” ou “Y”, o DIU não apresenta material tóxico ou alergênico. 

COMO SOLICITAR

A paciente que quer fazer a inserção do DIU pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do domicílio. A mulher será encaminhada para consulta de enfermagem e, em seguida, para atendimento médico. Logo após serão solicitados os exames, como ultrassonografia transvaginal, hemograma, teste de HIV, teste de hepatite e papanicolau. 

Depois de todos os exames, não tendo nenhum impedimento será agendado o procedimento de colocação do DIU. Após a inserção, a paciente será acompanhada periodicamente pela UBS para verificar se o organismo se adaptou ao DIU. 

O DIU é indicado para mulheres que tenham vida sexual ativa e não desejam engravidar. Para atendimento na UBS é preciso apresentar RG, CPF e Cartão SUS.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: