Início Maringá Cultura lança livros que retratam a história da Cidade

Cultura lança livros que retratam a história da Cidade

Na tarde de ontem, o secretário de Cultura de Maringá, Victor Simião, visitou a redação do Jornal do Povo e contou que a administração pública está lançando uma série de livros para cumprir uma boa meta, quatro livros, um referente a cada ano da gestão, pois a intenção sempre foi incentivar artistas locais, descentralizar apresentações culturais, efetuar melhorias em diversos espaços e o fortalecimento das bibliotecas.

O primeiro livro “Memória dos Bairros”, conta história da Zona 7. Nesta sexta-feira, às 15 horas, no Centro de Ação Cultural Márcia Costa, haverá o lançamento Histórias da história de Maringá, de autoria de A. A. de Assis. Em seguida virá Maringá: a história expressa em seus patrimônios culturais e para fechar a série, “Memória de Instituições de Maringá”, sobre a Academia de Letras de Maringá: – Julibeu de Prata – 25 anos.

De acordo com o secretário, o projeto marca a memória e história de Maringá. “Desde que cheguei na administração pública, que conta com o incentivo do prefeito Ulisses Maia, a preocupação foi em ampliar o acervo e proporcionar a consulta da memória”.

Recentemente, a Secretaria de Cultura decretou o tombamento da chaminé da Sanbra. Agora, a chaminé faz parte da lista dos mais de 20 itens do patrimônio histórico tombados e preservados pelo município.

“A cultura maringaense está vivendo uma fase muito boa, de investimentos, lançamentos e tombamentos, pois em 73 anos foram 13 itens tombados e em três anos e meio, quando assumimos a pasta, já foram 11 itens, pois é preciso investir em cultura, isso faz parte da história de uma cidade”, disse Simião.

Simião ainda contou sobre a Volta História, passeios guiados, que são resultados de uma equipe sincronizada e preocupada com o bem-estar da população.

“Ao assumir a Secretaria de Cultura vim com vontade de fazer acontecer e tem dado certo, articulamos com a população, ouvimos ela, trabalhamos em prol dos maringaenses, a Cultura foi descentralizada, levamos eventos para bairros e distritos. Um bom exemplo foi a apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná no Buracão”, destacou o secretário.

Para Victor Simião, articular com a população reflete no trabalho, ano passado foram investidos mais de R$ 3,4 milhões em shows locais, fomento a cultura e tudo com recursos próprios.

A gestão ainda trouxe renomados artistas da música brasileira, como Bruno e Marrone, Elba Ramalho, Roupa Nova, Os Paralamas do Sucesso, Marcelo D2 e Roberta Sá. 

“O nosso olhar tem a ver com o povo, aproximar a população da cultura. O reconhecimento é fundamental, temos muita coisa para fazermos. Ainda neste mês teremos duas audiências públicas, para ouvir a classe sobre os investimentos. Assim seguimos trabalhando em prol da sociedade”, contou Simião.

Nesta quarta-feira, 20, o encontro será sobre a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab). Já no dia 27 de março, quando 90 contratos serão assinados, o debate será sobre a lei em vigor do ′Prêmio Aniceto Matti′. Os dois encontros serão realizados no Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC), às 19h.

“A participação popular é essencial para definir os investimentos em políticas públicas do setor cultural. São os agentes culturais que serão beneficiados e é importante que sejam ouvidos. Maringá é referência no incentivo cultural por todo o processo que envolve o fomento ao setor”, afirma Simião.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: