Início Destaques do Dia Calor intenso favorece a presença de escorpiões

Calor intenso favorece a presença de escorpiões

Com o calor intenso, aumenta o surgimento de escorpiões nos domicílios. Segundo a Prefeitura de Maringá, não há surto na Cidade, porém, existem acidentes sendo relatados. Diante disso, pesquisas revelam que os escorpiões têm se adaptado aos ambientes urbanos, o que colabora para maior atividade dos animais. O Ministério da Saúde aponta que nos últimos 10 anos a quantia de acidentes com escorpiões cresceu 149,3% em todo o Brasil. 

O gerente de Zoonoses da Secretaria de Saúde, Eduardo Alcântara informa que medidas simples podem ser adotadas pela comunidade. “Manter os quintais limpos, evitando acúmulo de entulhos e outros resíduos, é uma das medidas principais. Esses locais podem atrair insetos, como baratas, que são fonte de alimento dos escorpiões.”

Ele relembra que também é importante tampar ralos, buracos, cesto de lixo e manter tomadas bem vedadas. Escorpiões e aranhas podem se esconder em roupas e sapatos. Outra orientação é sacudir esses objetos antes de usá-los. A aplicação de veneno deve ser realizada apenas por empresas especializadas. 

Em caso de acidente, a orientação é que a pessoa lave o lugar da picada com água e vá até uma unidade de saúde mais próxima. Se possível, para facilitar o atendimento, o paciente pode tirar uma foto do escorpião para apresentar ao profissional de saúde.

ESCORPIÃO

O escorpião amarelo tem hábitos noturnos e é natural da região Sudeste do Brasil. Essa espécie é constituída exclusivamente por fêmeas, que se reproduzem espontaneamente por partenogênese, o que facilitou sua dispersão para as demais regiões do país, causando grande impacto.

Se adaptou ao ambiente urbano e seu veneno tem potencial para causar acidentes graves, colocando em risco principalmente grupos de crianças e idosos. Nas áreas urbanas, se alimentam principalmente de baratas. Vivem de três a quatro anos e se reproduzem de duas a três vezes por ano, com média de dez a vinte filhotes por postura. Dentro das residências, procuram-se esconder em ambientes mais úmidos como banheiros e área de serviço. Mas também podem ser encontrados em qualquer cômodo.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: