Início Destaques do Dia Maringá tem o melhor saneamento do Brasil

Maringá tem o melhor saneamento do Brasil

Maringá tem o melhor saneamento do Brasil e está entre as poucas cidades que atingiram a meta de universalização do saneamento básico para toda a população, segundo dados do Instituto Trata Brasil que foram divulgados ontem. Além disso, a Cidade tem 99,99% da população com acesso à água e com atendimento de esgoto. No topo do ranking, o município é um dos três entre os 100 mais populosos do Brasil que universalizaram o saneamento.

Na pesquisa, Maringá é seguida por São José do Rio Preto (SP) e Campinas (SP). As três cidades são as únicas entre as 100 mais populosas que cumpriram as regras definidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento, criado pela Lei 14.026, de 2020. A legislação estabelece que a universalização dos serviços é atingida quando 99% da população tem acesso a água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto.

Em Maringá, além de 99% de atendimento de água e atendimento de esgoto, o município conquistou 100% do tratamento de esgoto, excedendo o índice imposto. Em 2024, a cidade saltou da 14ª colocação para a liderança, em relação à última edição da pesquisa, divulgada no ano passado. Enquanto isso, São José do Rio Preto teve 93% de atendimento de esgoto e 91,36% de tratamento de esgoto. Já Campinas ficou com 95,89% de atendimento de esgoto e 80,32% em tratamento. Os dados divulgados pelo Instituto Trata Brasil são de 2022 e foram adquiridos pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, vinculado ao Ministério das Cidades.

Desse modo, os resultados de Maringá também são superiores à média das 20 melhores cidades brasileiras que surgem no ranking. Os municípios têm em média 98,8% da população com acesso à água potável, 96% de coleta de esgoto e 78,4% de tratamento de esgoto.

Segundo o prefeito Ulisses Maia, “os dados nos colocam em destaque nacional, como uma das poucas cidades que atingiram a universalização dos serviços. Essa era uma meta que deveria ser alcançada até 2033 e que nossa cidade já cumpriu, o que reforça nosso compromisso com a qualidade de vida e saúde da população.”

A Agência Maringaense de Regulação (AMR) acompanha a prestação dos serviços de saneamento na busca de melhorias para toda a comunidade. Em 2023 o órgão fez consulta online para avaliar a satisfação da população a respeito dos serviços de água e esgoto, concedidos pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: