Início Destaques do Dia UEM concluirá Unidade de Reabilitação Física e Mental

UEM concluirá Unidade de Reabilitação Física e Mental

O reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Vanalli, assinou ontem a ordem de serviço para concluir as obras do Bloco S-40, onde funcionará a Unidade de Reabilitação Física e Mental, dentro do complexo do Hospital Universitário de Maringá (HUM).

O projeto do Bloco S-40 foi idealizado pela professora Sílvia Maria Tintori, chefe do Departamento de Medicina (DMD) e relata que a retomada das obras que beneficiarão pacientes de diversas enfermidades. “A unidade irá prestar atendimento aos pacientes do Hemocentro, os hemofílicos e, principalmente, falcêmicos, como também os doentes da reumatologia, que encontram bastante dificuldade em ter atendimento, sendo que o nosso ambulatório de reumatologia é um dos mais procurados. Poderá também atender os pacientes da ortopedia, que precisam de uma reabilitação mais rápida. Esperamos que ela seja finalizada o mais rápido possível. Agora, vamos precisar de recursos para a compra de equipamentos, para que quando a obra estiver concluída, já possamos dar início aos atendimentos”, diz.

Conforme ela, serão realizadas parcerias com outros departamentos da universidade para uma atuação em conjunto no lugar, como as áreas de educação física e psicologia. 

A nova unidade inclui uma construção térrea, com área de 464,23 m², reservada ao atendimento individual e coletivo dos pacientes que necessitam de atenção em nível terciário no que diz respeito à reabilitação física e psicossocial, assim como a um grupo específico de psicopatologia que são os autistas.

Além dos ambientes internos, existe previsão de um espaço externo denominado Jardim Japonês, que servirá para tratamento, lazer, descanso dos pacientes e contemplação, simultaneamente com a Academia ao Ar Livre. A obra terá também aquecimento solar de água, sistema de aproveitamento de água de chuva e sistema de energia solar fotovoltaico. 

A empresa contratada para finalizar a obra em seis meses é a Batech Construção e Engenharia e o valor licitado para execução é R$ 2.301.599,98. “Temos um prazo apertado para executar o serviço, mas vamos nos empenhar muito para cumprir dentro do tempo determinado, pois entendemos a importância desta obra tanto para a Universidade quanto para toda a comunidade que vai ser atendida no local”, diz o engenheiro civil Carlos Henrique Salles, proprietário da construtora. 

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: