Início Destaques do Dia Lançamento de livro de A. A. de Assis acontece no CAC

Lançamento de livro de A. A. de Assis acontece no CAC

Um apreciador de crônicas e trovas diz que o A.A de Assis ele não lê, degusta, saboreia cada frase, cada parágrafo e viaja em cada rima. Padre Orivaldo Robles, que também esgrimava as palavras feito um espadachim, dava uma definição precisa sobe o poetinha maringaense, que tem cadeira cativa na galeria dos grandes trovadores nacionais. “O Assis, dizia o sacerdote, não é um Niemeyer, mas o considero um grande arquiteto…das letras”.

Nelson Rodrigues tinha lá suas razões, mas não estava cem por cento certo quando cunhou a frase de que toda unanimidade é burra. É não, o teatrólogo não deve ter conhecido o nosso A.A de Assis, porque se tivesse e soubesse do apreço que a população de Maringá tem por ele, saberia que nesse caso, a unanimidade vem respaldada pela sabedoria de todos aqueles que curtem a inspiração de um verdadeiro poeta.

Assis é um dos fundadores da Academia Maringaense de Letras, da qual é seu presidente de honra. É de sua autoria o primeiro livro editado em Maringá. A coletânea de poemas agora reeditada* pela Secretaria Municipal de Cultura chama-se Robson, agora acrescida do título “Histórias da história de Maringá”. Só lembrando que Robson era o pseudônimo adotado pelo jornalista, professor e, como diria padre Orivaldo, “grande arquiteto das letras” Antônio Augusto de Assis, que chega aos 90 anos com muita lucidez e o talento intacto.

A obra será lançada em concorrida tarde de autógrafo nesta sexta-feira, 22 de março, às 15h, no Centro de Ação Cultural de Maringá (CAC), na Avenida XV de Novembro esquina com Getúlio Vargas, bem no coração da cidade que o carioca de São Fidélis adotou como sua em janeiro de 1955. 

MINICURRÍCULO

Antônio Augusto de Assis nasceu em São Fidélis – estado do Rio de Janeiro, no dia 7 de abril de 1933. Reside em Maringá-PR desde janeiro de 1955.

Casado com a professora Lucilla Maria Simas de Assis, foi professor no Colégio Santa Cruz e no Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá (aposentado desde 1997).

Foi jornalista e diretor dos jornais “Tribuna de Maringá” e “Folha do Norte do Paraná” e das revistas “Novo Paraná” (NP) e “Aqui”.

Publicações: Robson (poemas); Itinerário (poemas); Coleção Cadernos de A. A. de Assis – 10 volumes (crônicas, ensaios e poemas); Poêmica (poemas); Caderno de trovas; Tábua de trovas; A. A. de Assis – vida, verso e prosa (autobiografia e textos diversos). Em e-books: Triversos travessos (poesia); Novos triversos (poesia) A língua da gente (linguagem); Microcrônicas (textos curtos); A província do Guairá (história); 88 poeminhas (poemas); Histórias da história de Maringá (crônicas).

Integrante e presidente de honra da Academia de Letras de Maringá e da União Brasileira de Trovadores – seção de Maringá-PR.

Cidadão Benemérito do Município de Maringá e portador da Comenda “Dom Jaime Luiz Coelho”.


*O livro foi reeditado em 2019 pela editora A. R. Publisher Editora e lançado na FLIM – Festa Literária Internacional de Maringá, no ano de 2019, ano em que a 1ª edição (de 1959) completava 60 anos. Robson foi reeditado sem recursos do poder público. A própria editora arcou com as despesas de publicação, pelo pioneirismo da obra.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: