Início Destaques do Dia Cidade tem segunda morte por dengue

Cidade tem segunda morte por dengue

A segunda morte por dengue em Maringá foi confirmada no boletim epidemiológico semanal divulgado pela Secretaria de Saúde na última quinta-feira. A vítima é uma mulher, de 48 anos, com comorbidades e que faleceu no dia 19 de fevereiro. A primeira morte pela doença foi confirmada no dia 8 deste mês. Era uma mulher de 53 anos e que veio a óbito em 27 de fevereiro.

A Cidade tem 6.393 casos de dengue desde que começou o período epidemiológico em agosto de 2023. Além disso, existem 742 casos em investigação. Ainda segundo o boletim, existem dois casos confirmados de chikungunya e quatro estão em investigação.

OPERAÇÃO

A Secretaria de Saúde com apoio da Polícia Civil fez uma operação de limpeza em uma casa abandonada na Vila Esperança. A ação integrada ocorreu depois de uma denúncia na Ouvidoria Municipal. No imóvel, além de lixo, os agentes encontraram uma piscina com água suja. O proprietário foi notificado e, como a situação não foi resolvida, a equipe da Secretaria de Saúde fará limpeza, com a retirada da água da piscina. 

Ao longo da operação, os agentes da Secretaria de Saúde e da Polícia Civil vistoriaram o quintal e os cômodos do domicílio, eliminando focos do mosquito da dengue. A Secretaria de Limpeza Urbana realizará a limpeza, com a retirada do lixo descartado no quintal e de outros materiais que acumulam água. O proprietário foi multado em R$ 1 mil.   

Segundo o secretário de Saúde, Clóvis Melo, “o trabalho de combate à dengue é diário, mas em muitos casos os agentes não conseguem acessar os imóveis para vistoria. Por isso, solicitamos o apoio da Polícia Civil, para garantir que o serviço seja realizado.”

Ele relembra que além da atuação diária dos agentes de combate às endemias nas regiões das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a Cidade faz mutirões aos sábados para vistorias de casas.

A população pode denunciar imóveis em má conservação e com focos do mosquito da dengue pela Ouvidoria Municipal, por meio do telefone 156, aplicativo Ouvidoria 156 Maringá ou site da prefeitura. A orientação é que o denunciante reúna o máximo de informações possíveis, incluindo fotos da ocorrência, se possível.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: