Início Maringá Praça da Catedral recebe estátua de Dom Jaime

Praça da Catedral recebe estátua de Dom Jaime

A entrega da estátua de Dom Jaime Luiz Coelho na praça da Catedral ocorreu ontem com a presença do arcebispo dom Frei Severino Clasen, autoridades e familiares do primeiro bispo de Maringá.

“É impossível falar sobre a construção de Maringá sem citar Dom Jaime Luiz Coelho, figura essencial para a história e identidade maringaense. Essa é uma homenagem para eternizá-lo, cada vez mais, em nossas lembranças. Além de fazer com que as pessoas que não o conheceram saibam a relevância que o arcebispo teve para Maringá”, afirma o prefeito Ulisses Maia. 
A obra é do escultor e artista plástico Edgar Duvivier e foi custeada pelo poder público. A estátua, feita em bronze, tem 1,63m e pesa 275 quilos. Com a base de sustentação, a obra chega a uma altura de 4 metros.

DOM JAIME

Dom Jaime Luiz Coelho nasceu em 1916 na cidade de Franca, em São Paulo. Fez o seminário menor em Campinas e cursou Filosofia e Teologia em São Paulo. Em 1941, foi ordenado padre e em 1956 foi escolhido como primeiro bispo da recém-criada Diocese de Maringá. Em 1979, Maringá foi elevada à Arquidiocese e em janeiro de 1980 Dom Jaime tomou posse como arcebispo, função que ocupou até julho de 1997.

Dom Jaime foi o idealizador da construção da Catedral Nossa Senhora Basílica, monumento religioso mais alto da América Latina e o 10º mais alto do mundo, com 124 metros. O arcebispo também teve atuação relevante em outras áreas. Na educação, foi fundador e diretor da Faculdade Estadual de Ciências Contábeis – entidade embrionária da Universidade Estadual de Maringá (UEM) -, responsável pelo primeiro curso superior ministrado na cidade.

O arcebispo também foi responsável pela construção da Livraria Católica (atual Livrarias Paulinas), reformulação do Albergue Santa Luiza de Marillac, construção do Núcleo Social Papa João XXIII, consolidação da Santa Casa, fundação do jornal Folha do Norte do Paraná e implantação da TV 3° Milênio. Dom Jaime faleceu em 5 de agosto de 2013.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: