Início Destaques do Dia Projeto de cooperação entre Londrina e Maringá avança

Projeto de cooperação entre Londrina e Maringá avança

Os grupos que integram a Aliança Estratégica dos Ecossistemas de Inovação de Londrina e Maringá, projeto de cooperação entre setores e vertentes dos dois maiores municípios reuniram-se em workshops nas duas cidades neste mês para revisar o planejamento, decidindo os próximos passos. As ações que serão feitas neste ano serão apresentadas para a comunidade no dia 30 de abril, em Londrina e em Maringá.

No total são 10 grupos de trabalho envolvidos, representando os setores e vertentes de inovação: agronegócio; construção civil; Destinos Turísticos Inteligentes (DTI); eletrometalmecânica; saúde; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); comércio; ambientes de inovação; políticas públicas; e capital.

“Tivemos três dias de trabalho com os grupos, dando sequência ao projeto com a revisão de estratégias e novas diretrizes. É mais um passo, cujo grande objetivo é a evolução das duas cidades em sinergia. Olhamos para o que é possível trabalharmos juntos e unimos forças para potencializar nossos setores”, diz Wendell Gussoni, gerente da Regional Noroeste do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR), instituição articuladora do projeto.

Desde o lançamento da Aliança, em 2022, foram realizadas sensibilização e formação de lideranças, formação de grupos de trabalho, apresentação da atitude para a população, mobilização de representantes eleitos de cada setor, participação em eventos e em visitas técnicas, além de direcionamentos em benefício dos resultados esperados.

De acordo com o presidente da Câmara Técnica de TI do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) e presidente do Conselho Superior da Software by Maringá (SbM), Robinson Patroni, um dos resultados da reunião do grupo de trabalho foi a definição da periodicidade do evento tradicional Eco.TIC.Nova. “O Eco.TIC.Nova acontece nas duas cidades e passará a ser nos anos pares em Londrina e nos anos ímpares, em Maringá. A ideia é mobilizar de maneira mais efetiva a questão logística, diminuir os custos das operações e trabalhar para que nosso público possa se concentrar em um único lugar. Queremos aumentar a sinergia e a interação entre os atores dos ecossistemas.”

Os workshops serviram como momento de reorganização das ideias propostas para a Aliança e de início às execuções das ações. Está prevista uma visita conjunta ao varejo de Porto Alegre (RS).

“Os setores tiveram a oportunidade de traçar suas propostas pensando de forma local e de exercer protagonismo. Estamos na fase de iniciar a prática e de atrair novos parceiros. Considerando as duas cidades, temos uma economia significativa, que será fomentada com o maior envolvimento das duas comunidades”, diz o gerente da Regional Norte do Sebrae/PR, Rubens Negrão.

DADOS
Londrina e Maringá geram juntas mais de 350 mil empregos, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do ano passado. São mais de R$ 41 bilhões de Produto Interno Bruto (PIB) e mais de 82 mil micro e pequenas empresas (MPE). Primeiramente, o Sebrae/PR identificou 54 ações que ocorrem nos dois municípios e que possuem afinidade, o que se espera alavancar com o projeto.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: