Início Destaques do Dia UBS Zona 7 será exclusiva para pacientes com sintomas leves de dengue

UBS Zona 7 será exclusiva para pacientes com sintomas leves de dengue

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Zona 7 ficará exclusiva para atender pacientes adultos com sintomas leves de dengue a partir da próxima segunda-feira (1º). Com a alteração, os pacientes poderão procurar diretamente a unidade, sem precisar ir até as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Zona Norte ou Zona Sul. A UBS Zona 7 fica situada na rua Bernardino de Campos, 119, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Os pacientes poderão procurar a UBS Zona 7 em caso de sintomas leves de dengue, como febre, dor muscular e/ou nas articulações, dor atrás dos olhos, dor de cabeça, náusea e vômito ou manchas avermelhadas pelo corpo. A unidade terá equipe médica para atendimento sem agendamento. Também haverá administração de medicação, espaço para hidratação, realização de exames laboratoriais e farmácia para retirada de medicamentos, caso haja necessidade. A mudança no fluxo de atendimento é provisória e será analisada com frequência pela Secretaria de Saúde.

Assim, para a organização do lugar, a UBS Zona 7 estará fechada amanhã e na sexta-feira. A unidade reabre na segunda-feira com atendimento exclusivo para casos de dengue. Os atendimentos feitos pela UBS, como vacinas, consultas agendadas e outros serão remanejados. Os moradores da região deverão procurar a UBS Morangueira (avenida Lucílio de Held, 44) ou a UBS Tuiuti (avenida Tuiuti, esquina com a rua Caracas), as duas com atendimento das 7h às 19h.

Aos fins de semana ou depois das 19 horas, os pacientes com sintomas de dengue podem procurar as UPAs Zona Norte ou Zona Sul. O atendimento infantil segue no Pronto Atendimento da Criança Zona Norte ou na ala de pediatria da UPA Zona Sul. Nos casos em que existem sinais de alarme, isto é, em que a dengue pode ser grave, a orientação é que o paciente procure diretamente a UPA. Os sinais de alarme da dengue são: dor intensa na barriga; tontura, sonolência, pressão baixa; moleza ou irritabilidade; vômitos frequentes ou com sangue; sangramento de boca, nariz e outros e mais de quatro horas sem fazer xixi.

Segundo o secretário de Saúde, Clóvis Melo, a medida é fundamental para garantir mais rapidez aos atendimentos. “Nas UPAs, atendemos diversas situações de urgência e emergência, como fraturas, infarto, AVC e tantos outros casos. Devido ao aumento nos casos de dengue, estamos abrindo uma unidade exclusiva para os atendimentos de pacientes adultos com sintomas leves da doença, o que vai garantir mais agilidade e um atendimento totalmente focado para a dengue. As UPAs seguem atendendo normalmente todos os pacientes.”

Ele relembra que começo deste mês a Cidade já abriu 10 novos leitos no Hospital Municipal para atendimento de pacientes com dengue.

BOLETIM

A 15ª Regional de Saúde de Maringá tem 11.208 casos de dengue, segundo o informe semanal da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) divulgado ontem. As Regionais com mais casos confirmados da doença são a 16ª RS de Apucarana (21.508), 10ª de Cascavel (18.468), 8ª RS de Francisco Beltrão (15.168), 17ª RS de Londrina (13.546), e 11ª RS de Campo Mourão (9.629). Já as cidades que apresentam mais casos confirmados são Apucarana (13.450), Londrina (9.929), Cascavel (8.210), Maringá (6.100) e Paranavaí (3.998). 

Ainda segundo o boletim são mais 22.767 casos e 18 óbitos. Com esta atualização, o Estado soma agora 135.961 casos e 77 óbitos em todo o Paraná neste período sazonal (2023/2024).

As mortes são de pessoas entre 25 e 100 anos, sendo nove homens e nove mulheres. Nove pessoas não tinham comorbidades. Elas foram registradas em diferentes Regionais de Saúde: São João (7ª RS), Luiziana (11ª RS), Mandaguari (15ª RS) e Cornélio Procópio (18ª RS) registraram um óbito; Cascavel (10ª RS), Apucarana (16ª RS) e Toledo (20ª RS), dois óbitos por município; Londrina (17ª RS), quatro óbitos; e na 8ª RS ocorreram quatro mortes, sendo duas em Ampére, uma em Cruzeiro do Iguaçu e uma em Nova Esperança do Sudoeste.

Este é o 29º Informe Epidemiológico divulgado pela Vigilância Ambiental da Sesa, que registrou também 306.340 notificações, 214.915 casos prováveis e 71.262 casos em investigação. Ao todo já foram descartados 91.425 casos. Dos 399 municípios, 356 apresentaram casos autóctones, isto é, quando a doença é contraída localmente. Todas as cidades tiveram notificações.

Em relação a chikungunya, há um novo caso, somando 92 confirmações da doença no Paraná. Do total de casos, 58 são autóctones. Existe ainda 380 casos em investigação e 923 notificações.

MUTIRÕES

A Secretaria de Saúde de Maringá faz mutirões de limpeza em parceria com as secretarias de Limpeza Urbana e de Fazenda. Em sete ações integradas realizadas neste ano já foram coletadas mais de 50 toneladas de materiais descartados e lixo em domicílios, praças e terrenos.

Todo material de descarte irregular vai para o aterro sanitário. Os mutirões passaram por mais de 18 mil imóveis, orientando pessoalmente mais de 40 mil pessoas, mobilizando quase 400 servidores municipais.

A Secretaria de Saúde programa novos mutirões de limpeza em abril. Quem verificar terrenos ou quintais com lixo acumulado pode solicitar a limpeza pelo telefone 156.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: