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Os perigos de uma marca sem alma

Começo dizendo o seguinte: uma marca sem alma é apenas mais uma… O mundo é assim, a mesmice não te leva a nenhum lugar, afinal, os mesmos se pertencem.

A marca é algo tão importante, tão forte, que se eu perguntar sobre um determinado segmento de produto, antes de você falar, já sei o que você pensou. Até utilizo isso em palestras. Por exemplo: pensa aí num sabão em pó. Bingo, já sei o que você pensou. Pensa num refrigerante! Ah! Já sei também… e assim outros segmentos.

As pessoas compram mais que produtos ou serviços, aquilo que eles representam, e isso vem com a marca. E ela precisa ter alma, emoção. É bom você saber por que criou esse negócio ou por que trabalha nele?

O conceito que muitos trabalham como “storytelling” já que tudo por aqui é “americanizado”, ou seja é a história do seu negócio, da sua carreira, da sua empresa. Isso explica o que você faz e para quem faz. E o jeito de contar a história, faz toda a diferença. Como não lembrar clientes que tenho, que começaram pequeninos, com bicicleta de entrega ou um uno mille usado e velho como único veículo e hoje são bilionários, alguns até frequentam as listas da revista Forbes.

A ideia é sempre perguntar e saber diferenciar o que você faz, como você faz e por que você faz. O “que” você faz é fácil de responder, é meio mecânico. O “como” você faz é o que você faz com mais alguns detalhes. Mas o por que” diferencia tudo. Quando deixa de ser pergunta: “por que” e passa a ser resposta: “porque” faz toda a diferença. Se você tiver essa resposta, estará diante de uma mina de diamantes. A marca entra aí.

Ela cria pertencimento. O ser humano necessita de algo maior. Eu sempre coloco em minhas palestras que fazemos as coisas porque sentimos que estamos contribuindo para algo maior que nós mesmos, muito além de nossa vida. Só continua no TOPO quem continua com DESAFIOS DIÁRIOS, quem tem uma CAUSA INFINITA. Esse é o papel da alma da marca.

É por esse pertencimento que participamos de igrejas, clubes, associações, grupos de relacionamento e amigos, programas de fidelidade, programas de benefícios e brindes, cashbacks e muito mais. E a marca com alma busca por essa memória afetiva, algo bom do passado, um tesouro que está escondido a sete chaves.

É aqui que você integra o ser humano de fato a marca, trabalhando a visão, a audição, o olfato, o tato e o paladar, estimulando na medida certa, alinhados  a essa experiência de sentimento que faz com que um refrigerante seja muito mais que apenas um refrigerante e passa a ser O refrigerante. Ou um sabão em pó passa a ser O sabão em pó. Para citar apenas os dois da matéria, mas que você pode levar para seu ramo de atividade, sua carreira, seu serviço, fazendo com que sejam muito mais que apenas mais um na multidão. Marca é isso. E quando colocamos que a marca tem alma, seu trabalho está embutido nisso, seu negócio, sua empresa, sua carreira.

Aqui entram três pilares de tudo o que você faz na vida, que são: Mentalidade, Estratégia e Execução. Tem muita gente que acha que o “pulo do gato” está na estratégia. Errado. O fundamental está na MENTALIDADE. Porque, se ela não for correta, não tiver alma, causa ou propósito, a estratégia será um engano e a execução um fiasco. Percebeu que esse conceito de marca com alma pode ser levado para tudo na vida? Não somente nos seus negócios, seu trabalho, mas também seus relacionamentos e conexões.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
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