Início Maringá Parque Linear Gralha Azul é inaugurado em Maringá

Parque Linear Gralha Azul é inaugurado em Maringá

O projeto para transformar fundos de vales de Maringá em espaços de lazer foi lançado em 2020 com o objetivo de proporcionar a convivência e bem-estar da comunidade. Pois a ideia saiu do papel e ontem a Prefeitura inaugurou o Parque Linear Gralha Azul, no Conjunto Ney Braga. A área tem cerca de 5,6 mil metros quadrados com equipamentos de esporte, lazer e cultura. Um investimento de aproximadamente R$ 1,2 milhão em parceria com o Governo do Estado.

O Parque Linear tem praça de convivência, quadra de areia, campo de futebol, parque infantil, pista de caminhada, corredores florísticos e demais equipamentos para o lazer, direcionados para todas as idades e públicos. Bruna Barroca, diretora-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam), Bruna Barroca, explicou que o espaço respeita, potencializa e qualifica as características geográficas naturais possibilitando a preservação da área e a criação de espaço de convivência além do centro, com um olhar específico para os bairros.

Segundo o prefeito Ulisses Maia, a intenção é priorizar e proporcionar lazer aos maringaenses e, para que o benefício chegue a mais pessoas, outro Parque Linear está sendo construído em Maringá com recursos do município.

“O novo parque será no Jardim Piatã. Geralmente os parques estão ao longo de córregos ou rios e têm função de preservar locais que antes eram alvos de descarte irregular de lixo”, complementou o secretário de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Marco Antonio Lopes de Azevedo.

PARQUE DO INGÁ

A Prefeitura informou que, ainda seguindo a intenção de proporcionar bem-estar e lazer para população e turistas que frequentam a Cidade nessa época do ano, o Parque do Ingá passou a funcionar das oito às 18 horas. O horário foi ampliado em uma hora, antes o local encerrava as atividades às 17 horas. O Parque do Ingá abre de terça-feira a domingo, ficando fechado para manutenção somente na segunda-feira.

O parque é uma reserva florestal mantida desde o traçado inicial da Cidade, oficialmente declarada, desde 1991, como área de preservação permanente na categoria de Parque Municipal pela Lei Orgânica do Município. Espaço que promove lazer e serve como centro de pesquisa e prática de educação ambiental, tem uma área de 47,3 hectares com lago artificial (que dispõe de pedalinhos), espaço zen, parque infantil, cancha de bocha, pista de caminhada, gruta em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, lanchonete e um jardim imperial japonês.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: