Início Maringá Tarifa Zero no transporte coletivo é discutida na Cidade

Tarifa Zero no transporte coletivo é discutida na Cidade

A Câmara Municipal de Maringá promoveu nessa semana uma reunião pública voltada à discussão da Tarifa Zero no transporte coletivo urbano. O encontro, que reuniu vereadores, especialistas, acadêmicos e representantes da sociedade civil, teve como objetivo central apresentar e debater a minuta do Projeto de Lei nº 17455/2025, que propõe a criação do Fundo Municipal de Subsídio ao Transporte Coletivo.

O projeto visa tornar possível o custeio integral do sistema de transporte público com recursos públicos, eliminando a necessidade de pagamento por parte dos usuários.

De acordo com a vereadora Professora Ana Lúcia, que propôs a reunião, a proposta da Tarifa Zero busca reverter a tendência de queda no número de passageiros, além de promover maior inclusão social e sustentabilidade urbana.

Atualmente, o sistema de transporte da Cidade atende cerca de 60 mil passageiros por dia, menos da metade da demanda registrada em períodos anteriores, que chegava a 130 mil usuários diários.

Durante o evento, especialistas convidados ofereceram diferentes visões técnicas, econômicas e sociais sobre a proposta e entre os participantes, estavam a professora doutora Marina Silva da Cunha, do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pesquisadora do Observatório das Metrópoles, o arquiteto e urbanista Márcio Lorin, além de auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que contribuíram com análises remotas.

Os debates destacaram os desafios para a implementação do modelo, como a criação de um sistema de financiamento robusto, mecanismos de controle social e a garantia da qualidade do serviço, além da importância de ampliar o diálogo entre os diferentes setores da sociedade para assegurar um processo de transição transparente e participativo.

Ao fim do encontro, foi anunciado a formação de um grupo de estudos com representantes do poder público, universidades e sociedade civil.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: